Social Games e o Facebook


n657253452_693524_2130.jpgHá algumas semanas estou mergulhada no universo dos social games no Facebook. E um dos jogos que mais chamou minha atenção nesse período foi o FarmVille, da Zynga. Não que o jogo fosse exatamente uma novidade, era apenas uma cópia do FarmTown, como muitos dos jogos que vão surgindo por lá nos últimos tempos (o jogo foi lançado em junho deste ano). Mas o Farmville foi uma cópia melhorada, com gráficos melhores e que rapidamente começou a crescer entre os usuários do Facebook. Há alguns dias, inclusive, passou a ser o aplicativo que mais cresce na ferramenta, e hoje deparei-me com a notícia de que pode ser, também, o social game com crescimento mais rápido. Mas o que são esses jogos e por que são interessantes para os pesquisadores? Comecemos do princípio.

Os Social Games e o Facebook

Utilizar um site de rede social como plataforma de lazer é apenas óbvio e os desenvolvedores do Facebook têm feito isso já há algum tempo. Dentro deste nicho, o desenvolvimento de jogos parece ter encontrado uma força nova, especialmente naqueles jogos chamados "sociais", ou seja, cujo valor é construído dentro da rede social. Assim, vários jogos do Facebook, como o Yakuza Lords, o Mafia Wars e etc. precisam que os jogadores cooperem com seus amigos para vencer outros grupos (mafias). Em outros jogos, como no FarmVille a diversão está em competir diretamente com seus amigos e verificar o quanto você consegue ser melhor que eles. De um modo ou de outro, o valor social desses jogos é potencializado pela ferramenta, que permite que os atores publiquem e dividam resultados com sua rede social, negociem presentes, compitam e cooperem de forma coletiva. Além disso, esses jogos podem ser instrumentos de reputação (divulgar entre seus amigos que você é o melhor), de sociabilidade (conhecer pessoas, participar de fóruns, ampliar a rede social para melhor atuar no jogo), de suporte social (apoio da rede nas tarefas difíceis) e etc. Ou seja, em última análise, o Facebook permite canalizar parte do capital social construído pelas suas redes também para os aplicativos que são adotados por elas.

O advento desses jogos é apenas um dos elementos que ampliam o interesse no Facebook, mantendo a base de usuários ativa e as redes sociais trocando informações e construindo valores. Mas mais do que isso, eles apresentam todo um fenômeno um pouco diferente de interação social na ferramenta.

O Caso do FarmVille

gameBigfarmville-main_Full.jpg O sucesso do FarmVille vem na esteira do próprio crescimento do Facebook. Como seu tipo de jogo privilegia os laços fortes, ele se espalha entre grupos mais coesos o que eleva a competição entre os atores. Também as possibilidades de personalização da fazenda e os belos gráficos são reforços positivos para o retorno do jogador. Apesar do crescimento, no entanto, o FarmVille ainda tem problemas característicos de todos os jogos do Facebook: a lentidão e a falta de sincronia com os servidores. Além disso, a cada ataque que o Facebook sofre, os jogos também caem. Outros problemas são internos ao proprio desenvolvimento do jogo: o FarmVille pode perder os early adopter pela falta de inovação e desenvolvimento para "segurar" o interesse desses usuários. Depois de um certo nível, que pode ser atingido por algum jogador mais focado muito rapidamente, o jogo perde o desafio, pois torna-se chato plantar e replantar os campos e não há incentivo para continuar jogando. Finalmente, o Farmville tem ainda o problema básico de monetização de todo o aplicativo do Facebook.

Apesar dos problemas, no entanto, esses jogos ainda representam apenas um primeiro momento em termos de jogos em sites de redes sociais. Vale a pena ficar de olho para entender como a apropriação desses jogos vai acontecer nesses sites, que valores novos serão criados/difundidos e, ainda, como tudo isso vai impactar nas redes sociais dos jogadores. Um ótimo tema de pesquisa. :-)