Difusão de informações no Twitter: o RT e a irrelevância dos links


twitter.jpgRecentemente, fiquei bastante impressionada pela quantidade de links que são retwittados pelas pessoas sem que estas tenham se dado sequer o trabalho de ler o artigo. Digo isso, porque "pesquei" uma série de retweets durante um dia (cerca de 60 RTs), dos quais um alto número (sem relevância estatística) de 15% eram links quebrados. Muitos desses links quebrados, já tinham sido repassados várias vezes, e para várias sub-redes distantes daquela que tinha originalmente postado o link. De outro lado, passei um link para um artigo que achei ótimo, que na hora de publicar, o Twitter marcou como link também o travessão que separava o link do meu comentário. Apesar do meu link ter recebido 17 RTs no primeiro grau de separação, só recebi 3 mensagens reclamando que o link não funcionava.

A irrelevância do link?

Isso me fez pensar que, apesar de muita gente repassar muitos links, poucos são aqueles que realmente acessam a mensagem, lêem e qualificam-na para sua rede social. E embora esse mecanismo fosse o grande filtro do Twitter, ele começa a perder espaço para outros valores. A impressão que tenho é que a informação vale menos do que o nome do ator que está sendo retwittado. Ou seja, é menos importante o que está sendo dito do que quem disse. Embora essa seja uma conseqüência direta da negociação/criação e distribuição do capital social no Twitter e do investimento em influência, também ocasiona a perda do valor da informação, fazendo com que o RT tenha menos relevância prática. Afinal, se ninguém lê a informação, ela passa a ser irrelevante para a rede.

Claro, isso também pode ser um efeito direto da presença cada vez maior de bots no Twitter, mas igualmente, o argumento de que os links estão passando a um segundo plano talvez justamente por conta do "overload" de informação da apropriação na ferramenta continua. Recentemente, li alguns posts em blogs de pesquisadores que sigo no Twitter reclamando que não conseguiam dar conta das milhares de "@s" que recebiam com os mais variados pedidos e solicitando que as pessoas entrassem em contato por email. Também estou nessa. Apesar de usar o Twitter como ferramenta de informação, talvez pelo seu crescimento, também por conta das mensagens automáticas dos bots e talvez pela crescente apropriação conversacional, não consigo mais dar conta das mensagens que recebo todo o dia. Com isso, o valor da ferramenta cai um pouco pra mim e para outros. O que imaginei que seria o grande capital do Twitter, a informação, parece estar dando lugar a um outro recurso -a influência. O problema todo é que influência tem uma relação direta com reputação, que tem uma relação direta com a informação. Assim, parece-me que há uma "bolha" de influência falsamente inflada de RTs cuja informação não foi filtrada pela rede. Resta-nos acompanhar para ver o quanto isso é apenas momentâneo e o quanto será uma tendência para os próximos meses.

Update: Em relação aos comentários, algumas pessoas chamaram a atenção com o questionamento da fonte dos RTs que mencionei: os que comentei aqui que foram "pescados" na timeline pública do Twitter, não entre as pessoas que sigo.