A Economia do Twitter: Mais Apontamentos


twitterraquel.jpgO modo através do qual as pessoas decidem o que twittar, quais links clicar e quais links repassar na ferramenta é um dos pontos que mais me interessa compreender. Primeiro porque o Twitter mudou radicalmente o processo de percepção da difusão de informações: Hoje, com qualquer ferramenta desenvolvida para ele, é possível acompanhar trendings, pessoas e um pouco dos assuntos que se destacam diante de uma multidão de falantes de determinadas línguas. Esses movimentos da informação acabam modificando os processos de filtragem e de comunicação entre as redes sociais: o Twitter tem mostrado, por exemplo, que a rede de filiação parece ser muito mais eficiente para transmitir informações do que a rede de conversação (para saber mais sobre esses tipos de rede, leia este paper).

Mas como se dá o processo de difusão de informações?

Aparentemente, podemos dizer que há uma espécie de "economia" no Twitter, baseada em percepções de capital social. Capital social aqui, não é uma idéia de valor material, mas de valor abstrato, construído pela rede social e apropriado pelo ator para ser transformado em outras formas de capital (por exemplo, dinheiro). As pessoas parecem perceber as informações como um bem de valor e por isso, selecionam - ainda que com critérios próprios - o que deve ser passado à sua rede de seguiradores e o que não deve. Essas decisões parecem ser tomadas com base nos objetivos do ator em termos de capital social na ferramenta: ser conhecido (popularidade), aparecer em ferramentas específicas (visibilidade), ser reconhecido como autoridade (autoridade/reputação), construir uma rede social maior (aka. adquirir seguidores - popularidade/sociabilidade), conversar com os amigos (sociabilidade), obter algum outro tipo de reconhecimento (reputação) etc. Esses valores, como são construídos na rede, precisam ser negociados com os demais atores e a qualidade da informação parece ser uma dessas moedas.

A Economia dos Links Twitter

Os atores assim, constróem estratégias para filtrar as informações, que vão desde a escolha dos seguidos até a decisão do que vai ser publicado para sua rede. Nesse último caso, estão as estratégias de economia dos links na ferramenta.

a) Como os links são valorizados?
O mecanismo de valorização dos links parece estar relacionado com a sua novidade (notícias muito velhas raramente são repassadas), com a autoridade de quem publicou (já falei disso em outro post), com o valor percebido da difusão da informação (por exemplo, se eu repassar uma mensagem engraçada de algum ator, meus seguidores irão valorizá-la, repassando-a ou comentando-a), e com os objetivos do ator (formas de capital social que ele procura).

No entanto, há maneiras de burlar esses mecanismos e obter o valor mesmo sem dividir com a rede a informação. É o caso dos spammers que ficam enviando "@s" com links falsos, do uso de máscaras para links diferentes do assunto divulgado, O uso do "please RT" também é um modo de tentar conquistar os seguidores e fazê-los repassar a informação sem que ela, necessariamente, tenha o valor que o seguidor deseja.

b) Mecanismos de troca no processo
Repassar um link com a "@" de seu primeiro tweet é dar o crédito da informação para o ator que a passou originalmente. Esse processo também envolve uma troca, pois o ator que retuíta empresta mais divulgação para o ator que originalmente publicou e este, em retorno, empresta o valor de sua informação para o segundo grau da rede. Assim, há um processo de troca de capital social entre os atores, que está afinado com o capital social que desejam perseguir e obter, e com seus objetivos no Twitter, que parece guiar suas ações. Assim, há uma espécie de economia interna no processo, baseada na percepção de capital social, que parece influenciar muito a difusão de informações no Twitter. Em retorno, toda a rede obtém algum tipo de conhecimento em torno das informações que mais ecoam no processo, através de trending topics e do buzz gerado. E esse buzz pode sim influenciar muito as redes sociais que não estão no Twitter, repassando parte dos valores construídos ali para elas. Mas isso é assunto para outro post.


Para saber mais do que estão "falando" no Twitter há várias ferramentas focadas em tweets brasileiros:
Bla Bla Bra - Mais focada nos assuntos e palavras-chaves mais citadas.
Migre.me - Mais focada nos atores e nos links repassados.