Aprendendo mais sobre Social Games


A minha estada aqui em San Francisco foi em parte visitando uma empresa que produz jogos para o Facebook, para quem já fiz alguns trabalhos como consultora. Conhecendo as pessoas que também trabalham na área e discutindo o assunto com outros especialistas, pensei em escrever aqui no blog algumas das coisas que pensamos juntos.

1. Social games + Facebook = mais sociabilidade
A primeira coisa que pode passar despercebida é que os jogos no Facebook são legais justamente porque são sociais, ou seja, porque permitem que, através deles, eu possa criar ou manter laços sociais. Assim, quando vejo meus amigos jogando no Farmville ou no Cafe World e os sistemas mostram a pontuação de cada um deles, é algo que me instiga a jogar para ultrapassá-los, e poder rir/comentar isso com eles. Do mesmo modo, formar uma família com os amigos no Mafia Wars ou mesmo lutar contra eles no Yakuza Lords tem o mesmo valor. Claro que essa não é a única motivação social do jogo, mas é uma delas. O que saliento, portanto, é que o jogo nos sites de rede social não é uma experiência individual, como muitas vezes é no vídeogame, mas é uma experiência coletiva, que faz sentido quanto seus amigos também estão envolvidos nela.

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A competição com os amigos é um fator motivador relevante para a adoção dos social games no Facebook.

2. Jogos no Facebook também são sobre identidade
Outro detalhe importante é o papel identitário que os social games têm no Facebook. Eles auxiliam diretamente a construir determinadas impressões para a rede social. Assim, a customização do avatar, seja antes do jogo, seja durante o jogo (através de vitórias, estratégias e etc.) é igualmente relevante para o usuário. No Facebook, essas informações são passadas à rede social via feeds. Deste modo, a cada vitória, a cada jogada, a rede é - ou não - comunicada das ações do jogador. Mas o papel identitário não está apenas no modo através da qual a rede reconhece o jogador através do jogo, mas igualmente no modo através do qual o jogador se constrói no espaço do jogo. A negociação com as famílias, a guerra contra os demais ou mesmo os elementos que acrescenta para ser uma Diva, além da própria escolha dos jogos também dá outras "pistas" a respeito de quem é você. Parece-me que esse papel também passa pela experiência com a identidade, ou seja, com a experimentação em ser um novo personagem, conquistar coisas interessantes e viver em um ambiente diferente, que é particularmente verdadeira para os jogos no estilo RPG.

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Imagem do Diva Life, um dos jogos estilo RPG.

3. Competição e cooperação como partes do jogo
Outro elemento importante está nas relações de cooperação e competição nesses jogos. Embora o primeiro elemento mais facilmente perceptível seja a competição, a cooperação é igualmente relevante para os envolvidos justamente porque o jogo é social. Assim, organizar times, entrar em guerra, competir contra outros times, cooperar em determinadas missões e etc. é outro fator relevante para a adoção e o uso desses jogos no Facebook. Isso é mais claramente visível na organização das famílias no Mafia Wars, por exemplo, que suplanta o jogo em si e abrange grande parte do tempo fora do jogo dos participantes. São organizações que transcendem o jogo, que envolvem os jogadores em ações mais cooperativas que fortalecem os laços entre os jogadores e definem as fronteiras das famílias. E essas organizações acabam tendo um papel fundamental na manutenção da comunidade em torno do jogo.

4. O papel das comunidades nos jogos
Outro elemento que parece bastante relevante é o papel das comunidades em torno dos jogos. Quanto mais pessoas estão no jogo, maiores as chances de interagir, melhores as dicas e melhores as informações que circulam. A criação e a manutenção de uma comunidade que fortaleça o grupo de jogadores também pode ser importante. Vemos, por exemplo, que praticamente todos os jogos possuem espaços de discussão no Facebook e, muitas vezes, em fóruns de desenvolvedores. Esses espaços acabam tendo um papel importante na discussão de bugs, construção de walk through e suporte aos jogadores. E, em muitos casos, esse papel vai bastante além, com a construção de uma efetiva comunidade de jogadores, interagindo, conversando e discutindo o jogo em si. Esses grupos, portanto, parecem também ter um papel social e de apoio ao jogo, auxiliando na adoção das ferramentas. Além das comunidades como grupos formais, há também os grupos informais, compostos pelas comunidades de amigos que adotaram o jogo, que também tem outro papel nessas ferramentas, e para quem elementos como feeds e gifts fazem sentido.

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Foruns como elemento social.

5. O papel dos gifts e feeds
Os gifts são outro elemento que parece contribuir bastante para os aspectos sociais dos jogos no Facebook. Enviar e receber "presentes" tem um papel bastante relevante na cultura do jogo social. Essa cultura tem bastante relação com a chamada "gift economy", mas no caso dos jogos do Facebook, como é possível enviar presentes para amigos que não estão jogando o aplicativo, tem também um papel de notificação. (Embora o gift tenha também um papel mais "sedutor" no sentido de oferecer um valor ao futuro jogador.) Do mesmo modo, os feeds também atuam de modo a informar aos atores que os membros da rede social estão adotando o aplicativo e, claramente, quanto mais amigos usam o jogo, maiores as chances de um ator que instalá-lo.

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O gift tem um sentido social também.

Tenho mais coisas a discutir e a debater, como o problema do spam social e algumas mesas da Internet Research, evento do qual participei semana passada em Milwaukee, mas vou deixar para outro post. :-)