Drops de Segunda - Chamadas de Trabalhos Abertas


Vários congressos muito interessantes pipocam suas chamadas de trabalho por essa época. Para quem se interessa pelo assunto das redes sociais na Internet, aí vão as chamadas de trabalhos abertas ou por abrir nos próximos meses (incrivelmente, as chamadas de eventos internacionais quase sempre pegam a época das festas de final de ano e das nossas férias escolares...):

# ICWSM 2010 - International Conference on Weblogs e Social Media, que conta com o apoio da AAAI e acontece em maio de 2010, em Washington. O evento, apesar de ter nascido com um foco mais computacional, está sendo diversificado para abranger áreas das ciências sociais e humanas que também focam redes sociais. A chamada de trabalhos dá prazo para envio até o dia 08 de janeiro para papers. Para quem pretende mandar pela primeira vez e nunca participou de eventos da AAAI, recomendo que pegue o template e as normas antes, pois a conferência é bem estrita na observação dessas regras. Finalmente, é um evento para o qual já mandei e tive trabalho aprovado, mas ainda não consegui participar devido ao absurdo custo de inscrição (prepare-se para morrer em mais de 600 dólares, caso tenha o trabalho aceito). Acho que vale a pena, entretanto, especialmente pelo foco metodológico e a interdisciplinariedade proporcionada.

# Hypertext 2010 - 21st ACM Conference on Hypertext and Hypermedia. Outra conferência muito interessante, que acontece em junho de 2010 em Toronto. Tem o apoio da ACM, mas também tem o foco computacional mais diluído e interdisciplinar. Tem três tracks - focos - e um deles, para 2010, é o da computação social, que abrange boa parte daquilo que a ICWSM também foca. A chamada de trabalhos dá prazo até 18 de janeiro para papers. Também recomendo que a chamada seja lida com atenção, pois o formato do paper é bastante rígido, especialmente para quem é das ciências sociais e humanas. Já tive oportunidade de participar dessa conferência e recomendo. É pequena, mas a discussão costuma ser muito aprofundada e muito interessante também pelo foco interdisciplinar.

# CaTaC 2010 - A Cultural attitudes towards technology and communication Conference tem um foco bem mais sociológico do que as outras duas. Vai acontecer em junho de 2010, em Toronto, com prazo de envio de trabalhos também para 18 de janeiro. O tema da conferência (que acontece a cada dois anos) é "diffusion 2.0: computing, mobility, and the next generations", com foco específico nas questões das tecnologias da mobilidade. Ainda não tive oportunidade de participar desta conferência, mas já ouvi por muitos colegas que participaram que é fantástica.

# Conferências com chamadas de trabalho para abrir provavelmente com prazo até fevereiro: Compós 2010, Internet Research Conference 11.0. Se surgirem outras, dou a dica aqui. :-)