Os Social Games e o crescimento do Facebook no Brasil


Recentemente, dados publicados pelo Inside Facebook mostraram que o site de rede social tem crescido consistentemente na América Latina e, de um modo especial, no Brasil. Apesar de ainda minoritário por aqui e longe de atingir o público do Orkut, o Facebook teria crescido, apenas em outubro, 33,56% no Brasil. Ou seja, apesar de deter um percentual total insignificante de usuários em relação à população internauta, o Brasil foi o país da América Latina que apresentou o maior crescimento percentual total no site. Minha primeira hipótese para esse crescimento foi diretamente relacionada aos aplicativos, que começam a tornar-se mais populares (e, de um modo especial, os jogos).

Pesquisando rapidamente no Google Trends, que mostra o volume de buscas pelo termo na região, vemos que, no Brasil, a atenção ao Facebook parece realmente ter aumentado nos últimos meses, de forma proporcional ao crescimento divulgado.

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Fato bastante curioso, a atenção que o Facebook vem recebendo é bastante desproporcional em relação à atenção que o Orkut, por exemplo, tem recebido da mídia. No entanto, não se nota um pico significativo de matérias que poderia explicar o aumento da atenção do site nos últimos meses. Então a que se deve esse aumento?

Minha hipótese: Social Games

Essa matéria da Folha online, que traz dados divulgados pelo Ibope parece ir na direção da minha hipótese. De acordo com a matéria, o Mafia Wars e o FarmVille, dois dos jogos mais conhecidos do Facebook pelos brasileiros, acumularam, só em outubro, 456 mil e 608 mil visitas no País, ou seja, respectivamente 26% e 35% do total da audiência do Facebook. Se procurarmos mais uma vez no Google Trends, veremos que parece haver uma relação, pois realmente há um aumento considerável das buscas pelo termos "FarmVille" e "Mafia Wars" no Brasil a partir de setembro de 2009.

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Alguns resultados da minha pesquisa sobre Social Games

Em uma pesquisa recente, onde estou trabalhando, com usuários do Facebook no Brasil e jogos, percebi dados semelhantes que reforçam essa percepção. Em uma amostra de cerca de 250 respondentes de uma survey, a maioria de usuários que entraram no Facebook há menos de um ano, 26% deles apontaram para os aplicativos como principal motivação para aderir ao Facebook. Além disso, os jogos parecem estar também funcionando como fator de engajamento, tornando os usuários mais ativos na ferramenta. 86% dos respondentes afirmaram que seu elemento favorito no site são os jogos. Finalmente, da lista de jogos mais populares apresentada pelo Inside Social Games para novembro, os jogos mais conhecidos pelos respondentes foram, respectivamente o FarmVille considerado o melhor jogo pela maioria, o Mafia Wars e o Cafe World. Os jogos em flash parecem ser realmente os primeiros a se popularizar por aqui (FarmVille e Cafe World), principalmente porque não é exigido um profundo conhecimento do inglês para jogar e pelo amplo recurso visual. Já outros jogos mais elaborados, como os RPGs estilo Mafia Wars, Band of Heroes e etc., por serem bastante baseados em texto, necessitam de uma integração lingüística melhor, ou o jogo perde parte da graça.

Esses dados parecem apontar para a hipótese de que a atenção em cima do Facebook vem crescendo, principalmente por conta dos aplicativos oferecidos e, de um modo especial, dos jogos. Com isso, o número de acessos à ferramenta também cresce e os aplicativos se popularizam. Embora o Orkut também ofereça vários aplicativos e vários jogos (pretendo escrever sobre isso em breve), não são tão famosos quanto aqueles do Facebook e sua interface é bastante complicada e lenta, além do próprio uso do Orkut não facilitar a propagação deles (o sistema complicadíssimo de buscas separadas do novo Orkut, por exemplo, reduz bastante a atenção e a busca pelos aplicativos). De qualquer modo, esse post é apenas para jogar um pouco a discussão para os leitores, uma vez que esses dados todos são apenas iniciais. Caso essas hipóteses sejam confirmadas, poderiam indicar a presença de um mercado mais amplo para social games no Brasil e na própria América Latina, bastante inexplorado por questões lingüísticas e de suporte.