Crescimento do Twitter é reduzido. E sua influência?


twitter.jpgDados recentes divulgados pela HubSpot mostram que o ritmo de crescimento do Twitter decresceu bastante ao redor do mundo, coisa que o último relatório do Ibope/Nielsen também demonstrou estar ocorrendo também no Brasil (redução do número de usuários entre o meio do ano e o final). No entanto, o trabalho da HubSpot mostrou que, apesar da redução do número de usuários, os que se mantém na ferramenta estariam mais engajados (usando mais a ferramenta). Outro estudo realizado pela Semantic Hacker também divulgado há alguns dias, trouxe outros dados interessantes sobre o uso da ferramenta. De acordo com ele, a segunda língua mais usada no Twitter hoje é o Português, o que leva a conjectura dos analistas de que o Twitter seja bastante popular no Brasil, mais do que no restante da América Latina. Na verdade, de acordo com o relatório do Ibope/Nielsen, o Twitter é o segundo site de rede social mais visitado do Brasil, atingindo 8,8 milhões de visitas em novembro de 2009 (apesar do decréscimo em relação ao meio do ano).

Twitter como Rede de Influenciadores

Ou seja, pelos dados divulgados podemos observar que, apesar do Twitter estar reduzindo o ritmo de crescimento, ele ainda é uma ferramenta bastante popular (em termos de Internet) no Brasil. Mas o que me parece mais importante salientar é que, apesar dos pesares, o Twitter parece ter um papel fundamental na convergência entre as mídias mais "tradicionais" e a Internet. Todos sabemos que o Twitter tem sido usado por aqui por veículos de comunicação como jornais e revistas para amplificar o alcance de suas matérias, bem como, por jornalistas e trabalhadores de mídia, para angariar informações que possam virar pautas e medir a audiência relativa daquilo que divulgam.

No início do ano passado, eu e a Gabriela Zago conduzimos um estudo onde observamos que um dos principais usos do Twitter, na época, já era a busca e a reverberação de informações, mais do que a conversação. Recentemente, outros trabalhos também apontaram essa tendência, onde a maioria dos usuários brasileiros usa a ferramenta para informação.

Toda essa apropriação, no entanto, é um reflexo de uma uma pequena esfera de influenciadores: usuários que, apesar de poucos em número, possuem uma capacidade de amplificar as informações muito maior (como é o caso dos jornalistas, por exemplo, que vão trazer para os veículos tradicionais ou online pautas que foram observadas no Twitter). Com isso, o "barulho" produzido pela ferramenta é amplificado, gerando uma percepção maior de impacto, que é desconectada do seu número de usuários.

Twitter, Convergência e Big Brother

No entanto, apesar do Twitter ser popular entre os chamados influenciadores, ele nunca foi uma ferramenta popular para o público geral da Internet brasileira. Para o usuário comum, que deseja utilizar a Rede para lazer e informação, o Twitter ainda é de difícil adoção e retenção, exige uma certa dose de paciência em angariar uma rede de informações que seja relevante e em compreender o funcionamento que nem sempre é compensatória. Assim, muitos que criam contas acabam tornando-se rapidamente inativos no sistema.

No entanto, mesmo com a redução do número de acessos, o Twitter parece ter sido levado ao mainstream da convergência midiíatica mais uma vez, através da recente adoção da ferramenta no Big Brother Brasil. A aposta da Globo foi interessante não apenas pela adoção da ferramenta como uma das formas de comunicação entre os participantes e o público, mas igualmente porque uma das participantes parece ter sido escolhida pela sua popularidade (e polêmica) no Twitter. Embora não saibamos exatamente qual será o impacto dessa convergência, o uso do Twitter no Big Brother Brasil parece ser um passo significativo nela. Enquanto a audiência do programa ultrapassa a audiência tradicional da Internet, o uso da ferramenta tende, ao menos a consolidar uma influência na mídia tradicional, enquanto forma de convergência e de amplificação do impacto das informações.