Jogos, Sites de Rede Social e Conversações


conversacao.jpgO André Lemos escreveu, recentemente, sobre conversações como sendo o "bojo do processo comunicacional das novas mídias eletrônicas", o centro das ações e participações na mídia social. Eu não poderia concordar mais. A conversação mediada É a mídia social, no sentido em que a trabalhamos aqui. (O próprio Benkler (2006) defende essa proposta dizendo que mídia social é sobre conectividade social.) Pois se jogos são o centro daquilo que chamamos mídia social e a mídia social hoje, engloba os sites de rede social e seus aplicativos, podemos dizer também que os jogos que ali se encontram são formas de conversação.

Conversações Mediadas

Na verdade, uma série de autores já vem defendendo essa posição, discutindo que um jogo sempre tem uma função social, que é exacerbada dentro dos sites de rede social (vide, por exemplo, Jarvinnen, 2009; Simon, 2008 e etc.). Na verdade, os processos de conversação a partir da mediação do computador já têm sido discutidos como amplamente modificados. Uma dessas primeiras modificações já é apontada pelo Lemos no artigo que eu referenciei acima: as conversações são muito mais coletivas dentro da rede social, mais públicas, por assim dizer, dentro da própria rede. Outra delas é apontada pela danah boyd como uma das características dos sites de rede social: a persistência dessas conversações no tempo. Ou seja, não apenas as conversações tornaram-se mais amplas em termos de alcance, mas mais persistentes, amplificando-se na rede social. Essas conversações mediadas, assim, deixam passam a ter impactos diferenciados nas redes sociais que emergem nesses sites. Elas não apenas refletem as interações, mas igualmente servem para mostrá-las, para definí-las, para reforçá-las para a própria rede. Em outras palavras, uma conversação que se desenvolve nos scraps do Orkut não é apenas entre eu e o Outro, mas entre os atores e toda a rede social que tem acesso e recebe a conversação em seus feeds. Embora essa rede não participe ativamente da conversação, ela a percebe, categoriza e constrói. É uma audiência invisível, mas da qual os atores possuem plena consciência.

Conversações e Jogos

A partir desta perspectiva, podemos perceber de forma mais clara como os jogos podem constituir-se como conversações. Jogos possuem enunciados, que são refletidos não apenas pelo próprio sistema (quando publica nos feeds, por exemplo, que eu ultrapassei algum de meus amigos ou quando eu subi de nível). Esses enunciados são coletivos e públicos. São trocados entre os atores da mesma rede social. Alguns sites, permitem, inclusive, que os atores possam manifestar-se sobre o assunto. São variações e seqüências que contribuem para ações coletivas (como por exemplo, direcionar os demais para o mesmo jogo, estimular a competição, etc.) e que são igualmente direcionada a atingir objetivos comuns (por exemplo, ampliar minha família no Mafia Wars). Podemos observar as requisições de turnos (explícitas, como por exemplos, quando um jogador desafia outro, quando envia um "presente" e solicita retorno; ou implícitas, como quando o primeiro colocado é ultrapassado ou recebe um prêmio especial, ou um membro da família é "atacado" por uma gangue rival etc.), a tomada de turnos, a troca de ações, feedback e linguagem.

jogos5.jpg

Dentro dessa perspectiva, jogos podem ser sim, compreendidos como conversações mediadas, que contribuem para a construção de objetivos comuns. Como conversações, os jogos também têm um importante papel na construção e no reflexo da rede social que está expressa no site. Podem construir e expressar novos valores, novas práticas e novos sentidos para a rede. Assim, as interações que estão ali não podem ser relevadas ou reduzidas em sua importância. São conversações que são construídas de forma não linear, muitas vezes multiplexas e que migram dentro dos vários sites adotados pela rede.Mas mais importante do que isso é perceber que os jogos casuais são sim, sociais, e que a conversação é parte importante da adoção do jogo, de sua viralização e, igualmente, de sua retenção.