Redes Sociais e Tipos de Social Games


n657253452_693524_2130.jpgEntão, para começar 2010, mais algumas considerações da minha pesquisa atual que eu queria dividir aqui no blog. :-) Como muitos sabem, tenho trabalhado um pouco com jogos e sites de redes sociais e, de uma forma mais específica, focando a retenção e o engajamento desses aplicativos e os impactos na apropriação e nas práticas sociais dos atores e suas redes.

Um dos impactos mais significativos dos chamados jogos sociais está na estrutura das próprias redes que envolvem os atores. Tenho observado que tipos diferentes de jogos impactam as redes sociais dos atores de forma diferente. Por exemplo, enquanto alguns jogos parecem estimular a competição entre os laços mais fortes (os "amigos"), outros estimulam os atores a aumentar suas redes, para ampliar seu poder no jogo e a competição torna-se mais forte entre os laços fracos. Isso significa que enquanto alguns jogos vão estimular a ampliação e a complexificação das redes, fazendo com que os atores busquem novos contatos para adquirir vantagens no jogo, outros simplesmente estimulam o contato com os laços já estabelecidos, atuando como uma forma de manter a rede social existente. Enquanto esses últimos focam o capital social de manutenção e de fortalecimento (bonding social capital), os primeiros focam o capital social de conexão (bridging social capital). Exemplos do primeiro tipo são vários: Mafia Wars, Yakuza Lords, Fashion Wars, Band of Heroes e etc. (Facebook). No segundo tipo, estão FarmVille, Pet Society, Cafe World (Facebook), Colheita Feliz, MiniFazenda (Orkut) e etc..

Essa pequena diferença pode ter um impacto interessante. Primeiro, mostra que há valores diferentes que podem ser percebidos nos jogos. Enquanto alguns têm um valor social focado na criação de grupos e construção de hierarquias e de poder, de uma forma mais societária; outros são mais valorizados entre grupos pequenos, na competição como forma de aprofundamento dos laços sociais, de uma forma mais comunitária. Isso significa também que é provável que esses tipos diferentes de jogos estimulem tipos diferentes de monetização e de apropriação. Além disso, também auxilia a elaborar formas mais eficientes para tornar os jogos mais engajantes e com maior retenção. Por exemplo, jogos que focam os laços fracos podem ter menos interação entre os mesmos atores, apesar da rede maior, estimulando mais valores individuais, enquanto jogos que focam os laços mais fortes, podem ter mais interação entre os mesmos atores, estimulando valores mais coletivos. Essa é uma das questões que estou examinando atualmente, procurando entender como esses elementos estão conectados.