Colheita Feliz: Social Games como aposta para o Orkut?


Nos últimos três meses, o tráfego e a busca pelos jogos no orkut vem ganhando força e jogos como o Colheita Feliz passaram a atingir as redes sociais no sistema de forma abrupta. Apesar de esperar que eses jogos fossem extremamente virais no orkut, fiquei surpresa com a velocidade com que estão espalhando-se pelas redes, e mais ainda, com o próprio buzz gerado pelos usuários - os maiores resposáveis pela promoção dos jogos, que nao apenas vao divulgar esses nas suas timelines, mas igualmente, comentar sobre os jogos em outros sistemas. Basta uma pequena busca em qualquer ferramenta de conversação e lá estão as referências aos jogos no orkut.

colheita.jpg

É particularmente interessante que esses jogos parecem, também, estar redirecionando o trafego e acessos mais continuos para o proprio Orkut. Ao mesmo tempo em que vejo mais e mais pessoas comentando os jogos e logando para jogar, a timeline no sistema passa a trazer mais ações relacionadas a jogos. Como conseqüência, mais usuários jogam e mais o jogo se espalha.

O Caso do Colheita Feliz

Recentemente, o Colheita Feliz foi tema de uma matéria do Read Write Web , que focou bastante seu rápido crescimento, apontando que o jogo conta, hoje, com mais de 14 milhões de usuários (o que atingiria um percentual altíssimo de usuários do Orkut como um todo). Certamente um dos jogos que mais cresce no Orkut. No entanto, parte do sucesso do jogo não vem necessariamente de sua novidade, mas das ações sociais que pemite. O Colheita Feliz é bastante semelhante a seus primos FarmVille e FarmTown no Facebook, mas apresenta algumas ações que são particularmente relevantes para o usuários brasileiro, sendo a principal delas, o foco nos valores sociais do jogo, uma vez que este prevê estratégias (como, por exemplo, "roubar" as colheitas alheias) que são particularmente divertidas quando executadas em conjunto com a rede social e que aumentam a retenção do jogo (é preciso retornar "logo" para impedir que a fazenda seja "roubada"). Com isso, a viralidade do jogo é maior, pois quanto mais amigos jogam, maiores as chances de diversão "roubando" o alheio.

"Meu chefe avisou hoje que, se alguém roubar a colheita dele durante o horário de expediente, vai ser demitido..."


Embora o Colheita Feliz seja um primeiro exemplo de um social game que está crescendo com força no Orkut, é um indicativo de uma possível tendência e um possível espaço no mercado para que outros jogos também comecem a aparecer com força. Na esteira do Facebook, o mercado de aplicativos de social games parece estar aquecido, e começando a despontar no Brasil pelo potencial que o Orkut possui.

colheitatrends.jpg

Essa tendência parece relevante não apenas porque representa uma oportunidade interessante - o Orkut parece compreender uma grande quantidade de usuários que está ávida pela experimentação com os jogos - mas igualmente pelo retorno que os aplicativos trazem ao próprio Orkut - mais tráfego e mais retenção para um sistema que vinha sendo "esquecido" pelos usuários. Não sei até que ponto esse retorno pode ser medido, mas tenho a impressão de que tende a ficar bastante representativo, na medida em que novos jogos vão aparecendo e mais usuários são conquistados. É um cenário interessante, que vale a pena acompanhar.