Twitter: Relevante ou não em 2010?


twitter_bird.gifConversando com alguns pesquisadores, sempre caímos um pouco no debate a respeito do Twitter e de sua relevância ou não. Primeiro porque, ao contrário do que se esperava,o crescimento da ferramenta, que foi estremamente significativo no início, reduziu e estabilizou no final de 2009. Segundo porque muitos apontam essa estagnação como um indicativo da saturação do uso do próprio Twitter, que estaria perdendo relevância no cenário atual.

Inicialmente, acho que o Twitter não é, em seu formato atual, uma ferramenta de massa para a população internauta. Ele gera, sim, muito buzz. Ou seja, o Twitter é usado por um número reduzido de pessoas, mas impacta bastante nas demais redes sociais, mas em si, não é uma ferramenta com uma adoção significativa. Ele é adotado, primeiro, pelo o potencial informativo que já discuti a exaustão aqui e, depois, pela ilusão da aproximação das redes no sistema. O que quero dizer com isso? Um dos itens que guiou parte do crescimento do Twitter foi a sua adoção pelas celebridades que, com milhares de seguidores, passam a construir, redes unilaterais, que constróem uma ilusão de proximidade (ou de bilateralidade das conexões e, por conseguinte, de laço social). Como a ferramenta permite que você siga quem desejar (a menos que a conta seja privada), isso permite que os atores sigam outros atores sem que isso precise acontecer de forma recíproca (como na maior parte dos demais sites de rede social). Com isso, cada celebridade tem uma audiência direta, que está ilusoriamente "próxima" dela, mas de quem a celebridade não tem o menor conhecimento. Vemos isso com força no surgimento de trending topics relacionados a bandas adolescentes (como os tópicos de parabenizações nos aniversários dos membros do Jonas Brothers), por exemplo. Esses dois fatores seriam aqueles principais motivadores, do meu ponto de vista, para o crescimento do Twitter em 2009. Mas não são suficientes para tornar a adoção da ferramenta massiva em 2010.

Embora esses usos tenham seu valor, ainda são extremamente específicos. O desafio da retenção e do crescimento permanece para o Twitter. A maior parte das pessoas que adota a ferramenta não consegue perceber valores imediatos no seu uso e, assim, não retorna. Além disso, o Twitter também encontra dificuldades de retenção porque não consegue reduzir o número de spammers e de ruído em seu sistema, o que acaba desestimulando o uso (muita informação/dificuldade de filtrar a informação relevante). Outro fator que desestimula a retenção é o próprio uso pelas celebridades, que quando reduzido (privacidade e cansaço), reduz também aquele das redes de fãs. O grande desafio do Twitter, assim, não é apenas expandir sua base de usuários, mas criar novas apropriações que possam aumentar a sua retenção de usuários, para depois passar a criar valores novos. A ferramenta precisa, sim, inovar para voltar a crescer em 2010 e manter sua relevância, sem perder espaço para as ferramentas novas/renovadas que virão a surgir. Vejam, não acho que o Twitter se tornou ou se tornará, a curto prazo, irrelevante. Acho só que está diante de um desafio importante, que pode construir seu futuro ou destruí-lo.