Características dos Jogos em Sites de Rede Social x Adoção


Ano passado, desenvolvi, com o Ricardo Araújo e mais outros pesquisadores, uma extensa pesquisa a respeito dos jogos no Facebook. Parte deste trabalho foi dedicado a compreender as características dos jogos e da adoção e as motivações que as pessoas tinham para jogar nesses sites. Procurávamos entender por que as pessoas jogavam ali e não em outros espaços - como nos tradicionais MMORPGs, por exemplo-; que perfil tinham esses jogadores;o que ocasionava a viralidade; que tipo de valores ocasionavam um maior engajamento nesses jogos e, finalmente, como essas práticas estavam alterando o próprio site de rede social. Já fiz posts aqui sobre características desse engajamento, sobre as conversações nesses jogos, sobre a possibilidade de serem MMORPGs, e alguns estudos de caso.

Características dos Jogos

O Jogo Casual

Uma das características da adoção desses jogos por um público muito mais amplo que aquele dos jogadores online são suas características enquanto "jogos casuais". Ou seja, a simplicidade do jogo, sua rápida compreensão, a exigência de muito pouco investimento de tempo para que se consiga jogar o suficiente para receber alguma recompensa. A pequena complexidade dos jogos, a facilidade de receber recompensas e obter sucesso são típicos de jogos casuais (Tausend, 2006; Rao, 2008). Essa simplificação é chave porque boa parte dos indivíduos que se engaja nesse tipo de jogo o faz por períodos curtos de tempo (embora muitos visitem o mesmo jogo várias vezes ao dia). Assim, por exemplo, enquanto é preciso investir pelo menos uma hora para aprender a jogar um jogo mais "hardcore" (como o WOW*, por exemplo), e mais um tempo para conseguir adquirir alguma realização, em um jogo casual com menos de 10 minutos já é possível conseguir alguns sucessos.

O Jogo Social

Outro elemento fundamental desses jogos é sua característica social. Embora a categoria "jogos sociais" não seja restrita aos "jogos em sites de rede social", a função da rede social como suporte é fundamental tanto para a competição, quanto para a cooperação. Boa parte do engajamento nesses jogos vem, assim, do coletivo. Nossa pesquisa mostrou, por exemplo, que quanto menos nós da rede social de um indivíduo estão jogando um mesmo jogo, menores são as chances daquele determinado indivíduo passar a jogá-lo. Os amigos, assim, têm um papel fundamental no engajamento e na viralidade desses jogos. Embora alguns usuários com um papel mais "desbravador" adotem jogos sozinhos e passem a procurar outros para jogar consigo, a rede social envolvida é fundamental para o sucesso desses jogos. Muitos gostam de mostrar aos amigos sua colocação no ranking, outros gostam de jogar com os amigos e contra eles, outros ainda divertem-se discutindo estratégias com a rede social.

Influência da Adoção

Apesar dessas duas características representarem um papel fundamental, em muitos jogos, a adoção modificou esses elementos. Por exemplo, a chegada de hardcores gamers para esse espaço modificou a apropriação de vários jogos, como os RPGs. Esses usuários criaram um universo de complexidade a parte dos jogos, desvirtuando parte de sua característica de jogo casual e criando novas formas de interação nesses espaços. Por outro lado, jogos que não observaram essa adoção hardcore, parecem ter um tempo de vida menor, ou seja, conseguem conquistar um grande número de usuários por um curto período de tempo, mas rapidamente seu DAU (daily active users- número de usuários que loga ao menos uma vez ao dia) parece cair. Do mesmo modo, dados recentes do Inside Social Games mostraram um crescimento de jogos mais complexos, como aqueles de estratégia. Essas mudanças representam estratégias diferentes de adoção que podem influenciar os jogos como um todo. É preciso estudar também como influenciam a dinâmica das características desses jogos.