Quizzes e Sites de Rede Social


facebook-screenshot-quizzes.jpgUm dos primeiros aplicativos que começou a chamar a atenção no Facebook foi o Quizz Creator, uma ferramenta que permitia que qualquer um criasse seu próprio quiz e pudesse enviá-lo a sua rede social. A ferramenta fez um sucesso imenso, não apenas pela quantidade de quizzes criados, mas igualmente, pela popularidade dos mesmos. Eu e o Ricardo Araújo estudamos os 100 quizzes mais populares da ferramenta em 2009 e observamos alguns elementos interessantes.

Dinâmicas dos Quizzes

Os quizzes possuem uma dinâmica social associada a seus valores construídos pelas redes sociais. Dois valores sociais são associados aos quizzes. O primeiro deles é a construção da identidade. O quizz é uma forma divertida de construir afirmações identitárias. Ao obter um resultado interessante, o usuário também pode optar por dividí-lo com sua rede social. E aqui vem o segundo valor, o social. Ao dividir o resultado com a rede, o usuário torna o quizz socialmente relevante, pois inicia uma "brincadeira" onde as demais conexões também passam a fazer o quizz para comparar os resultados. Essa brincadeira coletiva é parte importante da dinâmica dos quizzes. Um dos exemplos mais emblemáticos desses valores foram os quizzes "O quão bem você conhece 'Fulano'?" construídos pelos atores em questão. Esses jogos são especialmente relevantes nas questões identitárias e sociais (só fazem sentido se a rede social responder ao quizz. E ao mesmo tempo, são valorizados por permitir ao usuário perceber como a rede o vê). Os quizzes, assim, inspiram também mais dois valores secundários: a interação social baseada nos resultados do quizz (conversação) e o lazer, ou seja a construção de espaços de lazer e diversão, típicos dos sites de rede social atualmente.

Por causa desses valores, um dos elementos interessantes dos quizzes é sua migração para outras ferramentas. Por exemplo, observamos que os criadores passavam a divulgar seus quizzes no Twitter, bem como a dividir seus resultados no mesmo. Essas dinâmicas indicam a valorização das ferramentas em questão. A interação gerada no Twitter a partir dessas ferramentas é muito interessante, pois mostra uma dimensão conversacional às ferramentas que não é tão evidente no Facebook.

Assim, os quizzes são populares principalmente entre os laços mais fortes, pois auxiliam a manter essas conexões, criando interação, auxiliando na construção identitária e na identificação social e, finalmente, no lazer. Apesar disso, os quizzes, de uma forma particular, atingem determinados públicos específicos e não são apps que, individualmente, atingem uma porção extremamente significativa de usuários. Seu valor está na quantidade. Alguns quizzes, com algumas temáticas específicas - como aqueles sobre o seriado Sex and The City - eram particularmente mais populares. Mas de um modo geral, a expressiva maioria dos quizzes atingia apenas um pequeno percentual de usuários.

Valores associados a quizzes de sucesso
  • Originalidade
  • Qualidade das questões
  • Quantidade de resultados possíveis
  • Possibilidade de comparar resultados e dividi-los com a rede social


Valores negativos associados a quizzes
  • Spam social
  • Perda de tempo
  • Péssima qualidade nas questões
  • Poucos resultados possíveis
  • Dificuldade de comparar resultados com a rede social