Engajamento, Valores e Jogos Sociais


gameBigfarmville-main_Full.jpgNeste último ano tenho trabalhado de forma próxima aos jogos em sites de rede social e seus consumidores. Em um dos trabalhos que realizei com o time, exploramos os valores que eram relacionados, pelos usuários, à jogos considerados interessantes. Embora eu não possa divulgar esses estudos na íntegra, posso comentar algumas das coisas que observamos. Essa pesquisa foi realizada de forma qualitativa, onde foram entrevistados 77 jogadores de várias nacionalidades e foi realizada uma survey com outros 575 usuários.

Os quatro motivos mais citados para jogar em sites de rede social foram: diversão, gratificações, competição, e sociabilidade. Esses valores foram associados a elementos do jogo, tais como: ferramentas de interação, competição com a rede social, design, roteiro, o tema e a jogabilidade.

O design é a característica mais citada pelos usuários (94%). Ao escolher um jogo para instalar em seu perfil, uma expressiva maioria dos usuários remete ao design como um ponto fundamental. Um design atraente tanto em termos gráficos (layout) quanto em termos de jogabilidade (interface) parece ser muito importante para determinar a adoção de um determinado jogo em detrimento de outro. Por exemplo, explorando a adoção do FarmVille em detrimento do FarmTown, dois jogos muito semelhantes, os usuários remetiam aos gráficos mais atrativos do primeiro como motivo para migrar de um jogo para outro.

Entretanto, o design sozinho não garante a adoção de um jogo. Outro elemento bastante citado como importante para a escolha de um jogo foi a interação com a rede social (74%). Ou seja, jogos que proporcionam a competição contra os amigos e a interação para com eles. O fato de vários desses jogos explorarem essa competição de forma muito próxima, permitindo que o ranking dos amigos seja facilmente visível e que a competição seja estimulada entre esses usuários também parece ter um papel importante na adoção. Finalmente, ferramentas que permitam essa interação também são essenciais para que o jogo seja adotado de forma conjunta, o que contribui para o engajamento.

O roteiro (65%), o tema(43%) e a jogabilidade (61%) também influenciam a adoção. Como um jogo casual, quanto mais simples as formas de jogo, mais facilmente o jogo é adotado. O roteiro também auxilia, de forma especial, nos RPGs, embora também seja importante para outros tipos de jogos. Finalmente, o tema parece ser relevante principalmente para determinar características da população que adota o jogo.

Esses elementos foram apontados pelos usuários como relevantes para a adoção dos jogos ajudam a pensar, por exemplo, porque estratégias são utilizadas de forma recorrente por várias empresas de jogos. Aquelas que deram certo são constantemente repassadas para jogos futuros, alterando-se apenas o roteiro e os gráficos. Este estudo dá algumas pistas a respeito dos valores e da apropriação dos jogos em sites de rede social.