O Contexto na Conversação Mediada pelo Computador


redeconversacao.jpgUm dos elementos que tem chamado a minha atenção de forma especial nos últimos meses e que eu tenho estudado é a negociação do contexto na conversação mediada pelo computador. O contexto é uma das coisas mais importantes, para aqueles pesquisadores que vêm de uma perspectiva etnometodológica e interacionista para a compreensão daquilo que é dito e intercambiado nas conversações. Isso porque é o contexto que dá o setting, ou seja, o ambiente em que essas trocas vão acontecer e, portanto, vai influenciar a forma através da qual elas são interpretadas e reconstruídas no diálogo. Pois bem, na mediação do computador, o contexto não é óbvio e nem imediatamente discernível, pois não temos uma série de elementos que atuam na construção do contexto nas interações offline (como por exemplo, gestos, expressões faciais, entonação, ambiente e etc.) ou mesmo, uma série de novos elementos que são adicionados no processo (por exemplo, a permanência das interações na conversação online, a referência, a criação de novos espaços e etc). Assim, o contexto é uma das coisas mais difíceis de compreender e discernir nas interações online.

O Contexto na Conversação Mediada pelo Computador

O fato do contexto ser extremamente difícil de negociar e perceber é um dos principais problemas da conversação mediada pelo computador. Não apenas isso ocasiona interpretações erradas, como também acaba por minar a participação de muita gente nesses espaços. Além disso, especialmente em veículos assíncronos (ou com características assíncronas, como é o caso da maioria das ferramentas de CMC hoje) o contexto é particularmente complicado. Por isso, os usuários optam por apropriar modos de compartilhar e negociar o contexto. Um dos exemplos é o uso de hashtags no Twitter. As hashtags servem, justamente, para oferecer pistas a respeito do contexto daquilo que está sendo dito. Um outro problema é quando se tem apenas uma rede social específica que tem acesso ao espaço conversacional (como é o caso da adoção do Plurk, por exemplo). Nesse caso, os participantes da rede tendem a assumir que o contexto implícito será compreendido pela rede com base nas experiências em comum. Só que dificilmente alguém tem elementos de uma única rede em qualquer ferramenta. Portanto, de um modo geral, quando as várias redes sociais as quais um mesmo indivíduo faz parte se cruzam, contextos diferentes são reconstruídos e interpretações diferentes de um mesmo diálogo acontecem. Com isso, mais problemas de negociação e trocas emergem. Assim, pensar em formas de compreender como o contexto influencia a conversação mediada pelo computador e como ele é negociado pelas redes sociais que interagem nessas ferramentas é essencial para entender também esses grupos.

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O Contexto na Mídia Social

No entanto, o contexto não é só útil para a pesquisa. Quem trabalha com métricas de mídia social também precisa estar focado no contexto. Um dia desses, por exemplo, recebi um email de assessoria de um determinado candidato, congratulando-se que o mesmo tinha sido "o mais citado" no Twitter. Ora, o que isso quer dizer? Nada. Sem o contexto da conversação, não podemos sequer começar a entender o impacto dessas citações na difusão de informações. Portanto, não basta contar número de seguidores, número de participantes, número de interações. É preciso também pensar em formas de reconstruir o contexto dentro do qual aconteceu a conversação. Assim, ser o candidato mais citado no Twitter pode ser algo muito negativo (o contexto é pejorativo, por exemplo) ou positivo. Ou mesmo, ambas as coisas. O contexto também pode não ser óbvio e necessitar de uma análise mais cuidadosa. Mas só através de métricas que levem em conta o contexto podemos pensar, por exemplo, o problema da influência e da difusão de informações nas redes sociais na internet.

Este post é um pouco simplista pois o objetivo do blog é popularizar idéias e pesquisas. Estou trabalhando com o contexto como última etapa da minha pesquisa a respeito da conversação mediada pelo computador e escrevendo sobre isso (em breve devo conseguir publicar um artigo a este respeito). Há muito mais o que discutir a este respeito, mas aqui dou apenas uma pincelada na relevância do conceito. :-)