RTs e Difusão de informações: Benefícios públicos ou privados?


Há muito tempo que tenho lido vários artigos e livros ressaltando o caráter de bem público as ações na Internet e a possibilidade de construir coisas coletivas a partir das redes sociais online e do capital social gerado por aqui. Pois bem, como boa hobbesiana que sou, sempre vi essa positividade com um pouco de desconfiança. A cooperação acontece sim, e tem efeitos muito legais na rede. Mas de uma certa forma, tenho a impressão de que acontece movida por interesses individuais em valores que são escassos também nos grupos sociais. Por exemplo, Lanhan fala da escassez da atenção. Com tanta informação, é mais difícil conseguir prestar atenção naquilo que pode ser relevante. Assim, o papel de várias que pessoas que agem como "filtros", repassando coisas que são relevantes, por exemplo, no Twitter, auxilia a coletividade difundindo informações que talvez não chegassem a pontos tão distantes da rede. E o principal motor dessa difusão é o retweet.

Mas vejam que o retweet não é algo cooperativo simplesmente. Sua estrutura provê visibilidade e referência pra quem primeiro publicou o tweet (e, consequentemente, é retuitado). Essa visibilidade pode gerar uma rede de seguidores maior, reputação, popularidade e mesmo, autoridade e influência. Ou seja, há também benefícios privados, que são apropriados apenas por alguns membros da rede social. Vejam por exemplo, alguns RTs que mapeei nos últimos dias:

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As duas redes foram mapeadas em torno das citações dos retweets, ou seja, a quem o RT fazia menção. Com 1000 nós e cerca de 1500 citações em cada, vejam que o nó vermelho (no centro), o autor do primeiro tweet é sempre o mais citado. Mesmo qdo a mensagem atinge uma distância geodésica de 10 ou 11 graus (10 ou 11 graus de distância do primeiro nó), mantem-se uma media de baixas citações e referências, quase sempre, apenas ao primeiro autor. E curiosamente, a maior parte dos nós mapeados não segue os autores que foram retuitados.

O que isso indica? Que essas pessoas que estão gerando informação recebem via RT, um grau de visibilidade bem grande e com isso, atingem benefícios que as pessoas que fazem RT não atingem porque quase sempre vão sendo cortadas da citação. Ou seja, apesar de fundamentais para fazer com que a informação vá adiante na rede, esses atores recebem pouco ou nenhum crédito pela difusão de informações.

Esses mapas são apenas exemplos que fazem parte de uma pesquisa maior e as idéias que publiquei aqui ainda são reflexões. :D Mas temos encontrado padrões parecidos em tipos diferentes de RTs. Assim, parece que a cooperação pela informação acontece junto com uma ferrenha competição pela visibilidade. Ah, odebate é bem vindo! :D