Online x Offline: Redes Sociais não são iguais


socialnet.jpgMuitas vezes eu já disse e já vi outros dizerem que não podemos mais falar em coisas opostas entre online e offline. Os dois espaços já estão tão interconectados no cotidiano que não existe necessariamente uma oposição. Entretanto, não sei até que ponto podemos dizer que as duas coisas deixam de ser diferentes. Por exemplo, pensando um pouco a respeito das redes sociais.

O advento dos sites de rede social, por exemplo, uma ferramenta cuja principal característica é publicizar conexões dos grupos sociais demonstra isso. Se pensarmos nas redes que estão expressas nesses sites, vemos algumas das diferenças. Por exemplo, ali todas as conexões são mais ou menos iguais. Ao adicionar alguém à sua rede, você cria uma conexão que tem efeitos sociais e é mais ou menos permanente. A menos que seja deletada, essa conexão existirá e será mantida pelo sistema. Enquanto essa conexão existe, ela também serve como uma via de informação. As informações publicadas pelas suas conexões nos sites de rede social vão aparecer para você em uma timeline de informações no Facebook e no Orkut, por exemplo. Esses dois elementos são completamente diferentes do offline. Em um grupo social fora da Internet ou com quem você tem conexões fora da Rede, as informações só circulam na medida em que você ativamente mantiver esses laços. Laços sociais dependem de interação e investimento de sentimento. E podem se desgastar no espaço offline. Mas não no online. É por isso que parte do capital social relacionado a essas ferramentas por Ellison, Steinfield & Lampe (2006) foi chamado "capital social de manutenção". Sites de rede social auxiliam na manutenção das redes sociais.

Só que não só isso. Sites de rede social também complexificam as redes sociais. Transformam-nas. Geram novas formas de valores sociais. Por exemplo, o Twitter, através de sua forma de constituição de redes sociais, permitiu novas formas de compartilhar informações, agregar visibilidade e mesmo, conversar. Esses valores não eram acessíveis antes do online. Ora, se a pesquisa tem demonstrado que as redes sociais online adicionam dimensões diferentes às redes offline, elas também são diferentes dessas. As redes de amigos, por exemplo. Será que todos os "amigos" do Orkut ou do Facebook são realmente seus "amigos"? Sua rede de amigos foi alterada essencialmente por essas ferramentas? Do ponto de vista da minha pesquisa, não. Amigos continuam necessitando de interação para manter laços. Como consequência, embora as pessoas utilizem o espaço online para manter conexões, a rede de "amigos" em um site de rede social contém uma estrutura muito mais complexa e diferente da rede offline. Logo, embora online e offline não sejam necessariamente opostos, neste caso são, sim, diferentes.