Considerações sobre as práticas de RT: Motivações


twitter.jpgMais um post a respeito da pesquisa das práticas de retweet. :) Com mais um pouco de andamento da pesquisa, alguns elementos mais puderam ser levantados. Por exemplo, examinando as motivações para retuitar mensagens, observamos elementos interessantes. Do universo de 150 usuários que responderam um questionário aberto a respeito de suas práticas no Twitter, pudemos sistematizar que algumas das razões para retuitar.

A mais citada delas (citada 140 vezes) foi a de dividir informações consideradas "relevantes" para com os seguidores. Neste grupo, as informações consideradas relevantes parecem estar relacionadas com as informações que poderão agradar aos seguidores, independente de seu conteúdo (embora as categorias "humor" e "notícias" tenham sido amplamente citadas). Em uma exploração mais aprofundada, uma conexão com a possibilidade de receber retweets também a partir dessa informação e novos seguidores foi apontada.

A segunda razão mais apontada foi a de demonstrar concordância (N=50). Assim, retuitar também pode significar concordância com uma determinada opinião. Neste caso, há uma clara associação com o capital social, uma vez que parte dessa concordância foi associada com "com quem" se concorda. Alguns usuários também explicaram que retuitam concordância consigo mesmo, para mostrar que sua opinião possui eco.

A terceira razão foi demonstrar suporte (N=23). Neste caso, o retweet é uma forma de apoio público a uma causa, um evento ou mesmo, uma ação. É visto pelos usuários como uma ação, mais do que como uma informação. Retuitar aqui, é agir. São muito associados com movimentos e formas de gerar buzz como posicionamento.

A quarta razão mais citada é bastante curiosa e uma novidade na pesquisa. Agora, outra principal motivação para retuitar uma mensagem é participar de promoções (N=22). Esse comportamento é induzido pelas práticas publicitárias no Twitter e representa uma mudança na apropriação. O RT promocional, de um modo geral, é visto como tolerado pela rede social, uma vez que os seguidores podem, também, tomar parte da promoção e obter algum benefício.

Outras razões foram citadas, mas de forma mais dispersiva, como iniciar conversações e mesmo reciprocar outros retweets.

O interessante dessa primeira parte das práticas de retweet foi tentar compreender as razões pelas quais as pessoas identificam suas motivações para retuitar. De um modo geral, essas práticas foram associadas com valores característicos do Twitter, como visibilidade. Por exemplo, um retweet é uma forma de receber crédito por uma determinada informação e, portanto, visibilidade em lugares mais distantes da rede social. Quem retuíta também tem chances de receber um pouco da visibilidade, o que significa que há um investimento baixo com uma boa possibilidade de retorno de valor. Quanto mais visível, maiores as chances de se obter mais seguidores ou mais impacto na rede. A concordância oferece ainda outros valores, tais como o apoio público e mesmo, a difusão de posicionamentos. Mas também relaciona-se com a visibilidade. A terceita razão, a ação social, tem um fundamento mais coletivo. Ou seja, ao participar de uma ação pelo aniversário do Justin Bieber, um usuário não está apenas criando visibilidade para si, mas para uma causa e para um grupo. Aqui, há um aspecto coletivo bastante diferente.

Finalmente, a prática da participação de promoções é a que mais me intriga. Ao fazer o RT, o usuário participa da promoção e tem um benefício possível óbvio. Entretanto, ao mesmo tempo, ao tornar a promoção visível, menores são suas chances de ganhar. Neste caso, o comportamento poderia estar associado a uma possível vantagem em espalhar uma informação que pode tornar-se relevante para seus seguidores. Aqui, o altruísmo ou não da ação ainda merece maiores estudos.

Esses elementos para mim são bastante relevantes porque auxiliam a compreender os mecanismos do retweet no Twitter. A partir dessas motivações, é preciso repensar como essas percepções influenciam a difusão de informações. Por exemplo, se a principal motivação é repassar informações que podem ser valorizadas pelos seguidores, como isso influencia os tipos de informação circulando no Twitter? Há uma maior homogeneidade das redes em torno dos tipos de informações repassadas? Há caminhos diferentes de informações de tipos diferentes? Essas são algumas das questões em cima das quais estamos focando o trabalho.