Os 5 anos do Twitter e alguns palpites


O Twitter fez 5 anos e hoje é um dos sites de rede social (mesmo que eles discutam essa classificação) mais relevantes do mundo. Apesar do Twitter mal chegar a 200 milhões de usuários, faz mais barulho do que o Facebook, com seus 500 milhões, por exemplo. E teve um papel fundamental em quase todos os eventos mundiais nos últimos anos (as revoluções no Oriente Médio, a ajuda e as notícias do Japão e etc.). Mas por que o Twitter é tão relevante? Pensando sobre isso, elaborei algumas hipóteses baseadas nos resultados das várias pesquisas a respeito do uso da ferramenta e de outros sites, como o Orkut e mesmo o Facebook que vou expôr.
  • Simplicidade, Rapidez e API aberta - O Twitter é uma ferramenta absurdamente simples. E é nessa simplicidade que reside um dos seus grandes valores. Sem muitas firulas, toda a atenção está concentradas nas trocas de informação e nas timelines. Além disso, o sistema simples é muito rápido, permitiu o uso via celular como nenhum outro site de rede social tinha permitido até hoje (Facebook e Orkut, por exemplo, são extremamente pesados e demorados). Essas duas características foram fundamentais para as apropriações informacionais no Twitter, por exemplo. Os jornais, jornalistas e o relato de notícias só conseguiram florescer porque o ambiente era simples e dinâmico. O Twitter praticamente inventou o streaming social, e usando apenas textos e links! Com isso, passou a ser usado por todos os tipos de grupos sociais como modo de organização (vide, recentemente, as revoluções no Oriente Médio, a guerra na Líbia e as notícias/auxílios ao Japão) e tornou-se, inclusive, parte desses eventos. Finalmente, a API aberta permitiu que milhares de desenvolvedores inteligentes criassem formas diferentes para usar e ver o que está acontecendo, criando mais visibilidade para a ferramenta.
  • Influenciadores- O Twitter foi extremamente eficiente em juntar influenciadores diferentes em nacionalidades diferentes, que foram extremamente relevantes para a adoção do sistema e suas apropriações. Por exemplo, é uma ferramenta de grande valor informativo, uma vez que é possível encontrar órgãos governamentais, presidentes, reis, ministros e políticos; além de pesquisadores, especialistas e estudiosos e todas as fontes de informação que tradicionalmente chegam ao público mediadas pelo jornalismo. Tem celebridades, atores e autores, gerando uma horda de apropriações em torno de fãs, notícias e fofocas. Tem mesmo a presença do influenciador "to be", ou seja, alguém que vai se tornar relevante em algum momento, mas ainda não sabe disso. :-))) Tem jornalistas e pessoas que trabalham com a mídia, que acabam também buscando pautas na ferramenta e retornando valor também a esse "estar no Twitter". É a primeira vez que eu, ao menos, vejo uma quantidade tão grande de influenciadores diferentes em um único espaço.
  • Economia baseada em capital social e reputação- Por causa das características anteriores, o Twitter permitiu que novas formas de reputação e capital social fossem criadas e negociadas com as redes sociais ali. Charlie Sheen que o diga. Após ter sido demitido e criticado publicamente pelos empregadores por seu comportamento, ele decidiu... criar uma conta no Twitter. E rapidamente angariou um expressivo número de seguidores, criou um meme de si mesmo e trabalhou sua imagem como um "winner" (#winning). Essa dinâmica de valor que é criada e negociada no Twitter é algo diferente do que se viu nos outros sites de rede social. E não é restrita a um grupo de celebridades, mas pode ser negociada e atingida também em redes sociais menores. Com isso, o Twitter conseguiu não apenas angariar influenciadores, mas mantê-los na ferramenta.

São essas três hipóteses, conjuntamente, que para mim explicam, ao menos parcialmente, a relevância do Twitter. Eu, particularmente, vejo o Twitter com olhos muito curiosos. Apesar de sua adoção pequena, acho incrível o valor conquistado pela ferramenta - o que prova que um site de rede social não precisa ser "o maior" para ser relevante e ter valor. Resta ver agora para onde o Twitter andará. Como expliquei os valores, fiquei um pouco preocupada com algumas notícias onde o Twitter irá começar a colocar propagandas nas timelines. Reparem que esse uso comercial da timeline pode matar o caráter informacional e o principal valor do Twitter. Mas outro dia eu escrevo sobre isso. :)