Capital Social na Internet


redes.jpgRecentemente conversei com a Suely Fragoso a respeito dos conceitos de capital social e do capital social na Internet. Dentro do debate, ela me instigou a escrever um pouco sobre o que eu entendia por capital social nas redes sociais online. Isso porque eu entendo que o capital social gerado nessas redes é um pouco diferente daqueles valores gerados nas redes sociais em geral, uma vez que as redes sociais online são diferentes em sua expressao e construção.

Então o capital social é um bem construído coletivamente, ou seja, construído pela participação das pessoas em um grupo. Essa participação gera benefícios para os indivíduos, como por exemplo, o acesso à informações (que só é obtido quando o indivíduo está conectado ao grupo) e para o grupo (que se beneficia do conhecimento individual). Na Internet, esse valor é construído com bem menos investimento, já que fazer parte de redes sociais é pouco custoso. As conexões podem ser associativas, ou seja, construídas simplesmente por pertencimento e associação a grupos, o que tem um custo bem menor para os atores, já que a manutenção dessas conexões, online, é feita pelos softwares. Conexões relacionais, por outro lado, são muito mais custosas, já que exigem um grau de investimento de tempo e sentimento na conversação muito maior. Como é possível fazer parte das redes quase sem nenhum investimento, as redes sociais online tendem a ser maiores, mais complexas e menos multimodais que as offline. Com isso, há valores diferentes nessas redes e esses valores são apropriados individualmente.

Ou seja, valores como popularidade, fama, acesso a informação e etc. podem ser apropriados individualmente, sem que necessariamente o indivíduo tenha que investir nas conexões para com as redes sociais as quais está acessando (o lurker, por exemplo, ou mesmo aquele que usa um bot para criar conexões no Twitter). Esses valores seriam tradicionalmente propriedades do grupo. Nas redes sociais online, são mais facilmente apropriados por um indivíduo (embora continuem tendo que ser obtidos da rede social e na rede social) e com um custo menor. Deste modo, o capital social apresenta-se de uma forma um pouco diferente online, mais facilmente obtido, mais facilmente apropriado pelos indivíduos e capaz de complexificar essas redes.