Jornalismo Digital, Redes Sociais e Informação


teclado.jpgNo post anterior comentei um pouco mais a respeito das redes sociais e seu papel na difusão de informações. Então, na sociedade da informação (que não necessariamente é a sociedade do conhecimento, uma vez que mais informação não é igual a mais conhecimento), qual é o papel do jornalismo?

Costumo dizer em sala de aula que o jornalista é aquele que organiza a informação, que tem uma relação íntima com crítica, relevância e desenho do espaço social. As redes sociais na Internet informam, trazem práticas emergentes de difusão de informação, mas são diferentes do jornalismo. Enquanto as redes sociais vão trabalhar coletivamente em torno de informações que são relevantes para determinados sujeitos e vão difundir informações que são fruto de intrincados jogos sociais de competição, cooperação em torno na disputa pelo capital social, o jornalismo é aquele que tem o foco na sociedade e no que deveria ser relevante para seus membros. Por exemplo, unicamente em termos de difusão de informações, a maior parte das informações mais retuitadas no Twitter são informações referentes a piadas e elementos de humor. Raramente uma notícia, por exemplo, ganha destaque entre essas infos.

O foco do jornalismo digital hoje, já defendi várias vezes é, justamente, o papel de hierarquizar e organizar as informações relevantes para uma determinada sociedade. Entretanto,os filtros nas redes sociais, entretanto, ao contrário do jornalismo, não têm nenhum tipo de compromisso social pela credibilidade. O que significa que o papel do jornalismo, mais do que simplesmente retuitar coisas, é dar visibilidade para informações que nem sempre estão relevantes nesses espaços. As redes sociais não fazem jornalismo, elas apoiam a difusão de informações. Elas podem sim, noticiar e trazer visiilidade para assuntos que são relevantes (como a discussão do livro didático "errado" que acompanhamos recentemente), mas fazer jornalismo é mais que isso. É um compromisso com uma sociedade. E as redes sociais não necessariamente difundem informações que seriam relevantes para essa sociedade, pois suas motivações não são as mesmas do jornalismo.