Redes Sociais na Internet e Informação


socialnet.jpgNa terça passada palestrei no SIBD, em Porto Alegre, falando sobre difusão de informações e redes sociais, numa discussão que eu queria retomar aqui. Um dos pontos que eu tentei salientar e que acho que é um foco importante para a pesquisa em informação hoje é como as redes sociais na Internet vão criar modos de filtrar e disponibilizar as informações. Isso porque, conforme defendi, o grande desafio da Sociedade da Informação, hoje, é o acesso, a busca, a hierarquização e a organização das informações disponíveis. Nesse contexto, o Twitter, por exemplo, tem um papel importante como centro de informações. Por que? Por que a rede social que está ali presente filtra e hierarquiza informações, através de diversas práticas sociais (como o retuíte, por exemplo). Embora essas práticas não tenham um foco exatamente colaborativo (é mais um efeito do que um objetivo, mas isso é assunto para outro post), elas acabam por auxiliar no processo de delimitação de relevância para informações que fazem sentido para os grupos sociais.

As redes sociais na Internet proporcionam conexões mais permanentes, que são os laços associativos. Por causa dessas conexões, que não se desgastam, não enfraquecem e permanecem ativas para o trânsito de informações, essas redes tendem a ser muito mais complexas e interconectadas que as redes offline. Por isso o chamado "buzz" é muito mais significativo nesses espaços. Quanto mais conectadas, mais informações circulam por essas redes, mais informações atingem seus nós. E maior a necessidade de filtrar e organizar. No Facebook, outro centro de difusão de informação bem claro, as práticas sociais têm criado formas de tornar informações relevantes (vejam no streaming as "top news", por exemplo, que são montadas pelas redes sociais; ou mesmo no uso do botão "curtir"). Muita gente, quando vê uma informação que considera importante por algum motivo, sente-se impelida a "curtir", comentar ou mesmo dar um "share" para sua própria rede. Isso vai gerando relevância para determinadas informações e ostracismo para outras. Essa é uma prática emergente e coletiva de organização da informação, que tem efeitos e que está sendo constituída entre os usuários.

Compreender como essas práticas acontecem, quais suas motivações e suas vulnerabilidades, quais seus efeitos nas redes sociais e na própria sociedade é essencial. E compreender quais valores emergem dessas ações, também. Assim, é possível perceber, também, qual a relevância das redes sociais online para o conhecimento e as narrativas do espaço social.