Com quem você fala e onde você fala na Rede?


conversacao.jpg Pensando sobre o artigo do Bruno Gonçalves, Nicola Perra e Alessandro Vespignani, que foi apontado pelo IDGNow recentemente, Validation of Dunbar's number in Twitter conversations elaborei algumas idéias que pensei em compartilhar aqui. O artigo fala que as pessoas mantém conversas entre um número limitado de outras pessoas no Twitter, meio que aplicando o famoso Dunbar Number para as redes de conversação no Twitter.

Várias pesquisas já demonstraram que existe diferença entre os laços sociais e que nem todos os laços são iguais. Também há evidências bastante significativas de que uma das apropriações mais comuns dos sites de rede social é também separar e organizar as redes. Por isso, muita gente tem uma rede no Twitter, outra no Facebook, outra no Orkut e etc. Por isso, ter perfis em todos esses sites é relevante e interessante. Claro, há repetições de usos e o fato de alguém preferir o Orkut para falar com os amigos não significa que não utiliza também, por exemplo, o Twitter. Mas até agora, o que eu tenho observado também nas minhas pesquisas é que as pessoas apropriam, dependendo de seu grupo, um lugar onde dão preferência para a conversação, onde geralmente estão também seus amigos mais próximos e o grupo de laços mais fortes. Esses espaços são muito mais conversacionais que outros e também trazem elementos facilitadores do papo, como apropriações de contexto e elementos que auxliam na manutenção da conversação (mesmo quando assíncrona).

A conversação mediada pelo computador nas redes sociais é o tema do meu próximo livro, que deve sair até o final do ano e, por isso, interessa-me muito, e tenho estudado sobre essas questões. Inclusive, foi tema de duas disciplinas no PPGL que dei nos últimos anos. Pensei, assim, em iniciar uma discussão (e talvez depois, aproveitá-la para o livro) e publicar os resultados aqui. Qual ferramenta você usa para conversar? E com quem você mais conversa em cada um desses espaços? Para traçar algumas premissas sobre isso, fiz um pequeno questionário de múltipla escolha, focando questões iniciais para entender essa apropriação. Se você quiser ajudar e participar, responda aqui. Se você quiser repassar, essa é a URL da pesquisa no migre.me: http://migre.me/4H6sR