#GTCiber na Compós 2011


Semana passada tive a honra de participar do GT de Cibercultura da Compós. Fazia um ou dois anos que não participava e foi uma experiência muito rica, divertida, gronf, cheia de questões e com muito mais perguntas do que respostas. Pois bem, um dos participantes, o Marco Toledo Bastos, apresentou o texto dele com um acompanhamento gráfico do GT no Twitter feito com o Gephi. Como eu sou uma baita imitona, fiz o mesmo com o NodeXL (e a pedido da @camisfm). Várias infos divertidas para quem participou no Twitter. Mapeei quem falou o que com a tag #gtciber. Quem não usou muito a tag (@mcaquino, estou olhando pra ti) vai aparecer com uma participação bem menor do que efetivamente realizou. (Cliquem nas imagens para ver os grafos em tamanho maior.)

Os mais citados

gtcibermentions2.jpg

O primeiro grafo é o de interações, ou seja, quem foi "mais falado" e "falou mais" no GT. Vejam que interessantemente, foram os mais viciados. Separei os componentes por cores e temos hubs de 1o e 2o nível. No primeiro nível, temos os populares @gabizago, que fez a cobertura "oficial" do GT, @alexprimo e @adriaramaral. Foram, de longe, os mais citados. A seguir, vêm esta que vos escreve (vejam que minha rede está um tanto sobreposta a da @gabizago, pois apresentamos trabalho juntas), o @consoni (rede bastante sobreposta a do @alexprimo), a @mcaquino, e o @marcobonito, uma das maiores "pontes" entre os vários componentes. Ainda aparecem o @falc4o, o @erickfelinto, a @sibonei, a @fatimaregis e o @fabiomalini (cada qual com outra subarvore de citações), que seriam hubs de terceiro nível. Notemos que parece ter acontecido uma conexão forte entre quem tuitou informações do evento e a maior quantidade de citações. Foram 206 nós (atores) participando das conversações.

E quem segue quem?

gtciberfollowers.jpg

Interessante notar que, apesar disso, os participantes do GT (tanto online quanto offline) formam um componente gigantesco em termos de seguidores. Todo mundo parece seguir ou ser seguido por quase todo mundo. Ou seja, podemos não nos citar (como alguém mencionou no GT), mas certamente estamos nos acompanhando fortemente. Só para vocês terem uma idéia, a distância geodésica média foi 2 graus (ou seja, dois graus de separação em média entre o pessoal). Deixei as cores dos nós anteriores, apenas para mostrar como os hubs se desfazem. Há um grupo de pessoas "mais conectadas" no centro do grafo, mas de um modo geral, é um dos grafos mais conectados e distribuídos que já mapeei no Twitter. Isso também é relevante na medida em que mostra um grupo com muitos interesses em comum e que está muito clusterizado (numa rede mais "mundo pequeno" para parafrasear o Duncan Watts). Somos um grupo de interesse que se acompanha (ao menos no Twitter). :-)

Update:
Atendendo a inúmeros pedidos, aí vai uma imagem com a fotinho de todo mundo que participou (grafo da rede inteira). Algumas deram problema (vi a minha e a da @adriaramaral, mas tem outras). Aí vocês podem se ver, mas as conexões ficam difíceis de analisar. :) (Cliquem na imagem para ver maior.)

gtciberfotinhos.jpg
<