Connected Learning


connectedlearning.jpgSemana passada aconteceu, em San Francisco (EUA) o congresso do Digital Media and Learning 2012 , organizado pelo grupo do Digital Media and Learning Iniciativa e do DML Central (do qual participo). O grupo é dedicado a discutir e promover iniciativas de aprendizado/troca de experiências/ informações cujo foco seja o uso da mídia digital na educação. Pois bem, no evento, foi lançada uma nova iniciativa do grupo que é coordenado pela Mimi Ito, o Conncted Learning, com uma rede de pesquisa e um site para a comunidade.

Aprendendo em Rede

O princípio da iniciativa é mudar o modo de ver a educação, pensando em novas formas de desenhar e produzir experiências de aprendizado. O ponto principal é que aprender é parte de todos nós e que a midia digital pode proporcionar experiências realmente inovadoras de aprendizado. O ponto fundamental de mudança que o Connected Learning traz e que pra mim é o essencial é que a mídia digital é uma facilitadora. O problema não é mais a informação, o conteúdo que precisa ser entregue, mas o modo de se construir o aprendizado. Com isso, a proposta é facilitar, proporcionar, criar ambientes que auxiliem as pessoas com interesses semelhantes a conectar-se e aprender juntas. Com isso, o aprendizado em rede é pensar a educação como uma rede de pessoas, instituições e conhecimento; é um processo de guiar a participação; integrar diversos elementos da sociedade que não necessariamente estão ligados diretamente à educação em si e mesmo, criar as condições para a construção coletiva do conhecimento são algumas das coisas que a proposta visa discutir.

Princípios

O Connected Learning é guiado por uma série de princípios. Há três princípios de aprendizado que norteiam o Connected Learning: a) Interest-Powered (Alimentação pelo interesse) - Pra mim esse é o mais fundamental dos princípios. Quem dirige o aprendizado somos nós mesmos com base no nosso interesse. Aquilo que buscamos porque queremos é poderoso em termos de aprendizado. O interesse é que alimenta a nossa busca pela informação. A mídia digital contém hoje uma quantidade imensa de informações que são mediadas pelo nosso interesse. b) Peer-supported (suporte de pares) - Com interesses em comum é muito mais fácil a gente conseguir encontrar pessoas que auxiliem de forma direta e indireta aquilo que buscamos em termos de aprendizado. Aprendemos conectados a outras pessoas. E a mídia digital suporta esse encontro, principalmente pela mídia social. c) Academically oriented (orientação acadêmica) - O princípio é que essa experiência é conduzida por pesquisas e pelo conhecimento acadêmico. Os princípios de design que guiam o CL são: A) Centramento na produção, b) abertura de redes e c) propósitos comuns. Finalmente, o mais importante, são os princípios centrais da experiência:
  • Igualdade: Abertura das oportunidades de educação para todos;
  • Conexão Social: O aprendizado é relevante quando parte de relações sociais e práticas comuns das pessoas, de suas culturas e suas identidades.
  • Participação Total: Os ambientes de aprendizado, a vida social e civil das sociedades crescem quando há membros engajados e participantes ativos do processo.


Site e Webinars

Essa é um pouco da perspectiva filosófica por trás do Connected Learning. Mas não é só isso. A iniciativa está proporcionando Webinars semanais para trazer elementos para a discussão, divulgando casos, divulgando suas pesquisas e criando arquivos de fontes que são interessantes para todos os educadores. Acho que vale a pena conferir o site, os webinars e os arquivos. A idéia é central para todos nós e pra mim, é particularmente relevante, porque reflete um pouco do que eu também acredito que deva ser a grande mudança da Educação no século XXI.