STF, Mídias Sociais e Democracia (parte 2): Hashtags


Já faz algum tempo que o estudo dos TTs (Trending Topics) e das hashtags no Twitter tem capturado a minha atenção. Junto com os dados a respeito do julgamento do STF a respeito da permissão do aborto nos casos de anencefalia, peguei também as hashtags com alguns resultados interessantes.Os dados abaixo são realtivos a uma amostra de cerca de 126 mil tweets do primeiro dia de julgamento, coletados com o auxílio da ferramenta 140kit que estou testando.

Foram citadas mais de 300 hashtags. Dessas, classifiquei as primeiras 100 (em freqüência de uso) apenas em "informativas"(aquelas que diziam respeito a veículos de mídia e à própria cobertura do julgamento), "favoráveis" (aquelas que claramente visavam destacar um posicionamento favorável à permissão, por exemplo, #afavordavidadasmulheres) e "contrárias" (aquelas que claramente buscavam destacar um posicionamento contrário à permissão, por exemplo, #afavordavida).

hashtags.jpg

Curiosamente, o número de tweets usando hashtags é imensamente maior entre aqueles cujo posicionamento era contrário à aprovação do aborto nesses casos do que daqueles que não eram. Foram 6427 tweets utilizando hashtags contrárias, dos quais 5840 usando apenas a hashtag #afavordavida que praticamente reinou nos TTs durante quase toda a votação no primeiro dia. (Foram 22 tags coletadas nessa amostra de 100). Isso mostra uma organização grande em torno daqueles indivíduos que buscavam trazer uma posição contrária, enquanto pouca ou nenhuma organização daqueles que buscavam trazer uma posição favorável (por exemplo, o tópico contrário mais citado tem apenas 526 tweets). Em números totais, foram 1490 tweets usando hashtags, entre 16 tags diferentes. Em uma observação empírica, notei que, de um modo geral, o público favorável ao aborto comportou-se de forma menos organizada, com comentários sem hashtags ou com hashtags próprias, sem uma grande organização clusterizada. Por outro lado, aqueles que eram contra realmente pareciam organizados em termos de protestar e firmar uma posição conjunta.

Entre aqueles tweets informativos, a hashtag mais citada foi a #STF. Em seguida, vieram os veículos: #UOL, #Veja e #G1, nessa ordem. Aqui também tivemos 22 tags coletadas e mais de 1300 tweets que as utilizaram. Ainda sobraram hashtags de spam que têm aparecido em todo dataset focado em um tópico relevante que está na "pauta do dia" do Twitter e mais algumas cujo contexto não foi possível de ser reproduzido, mas todas com um número pequeno de tweets associados.