Xingamentos, Atletas e Mídia Social


Após o início das Olimpíadas, vimos uma série de informações novas circulando pela imprensa. Primeiro, uma atleta grega foi expulsa após publicar um comentário racista no Twitter. Ontem foi um jogador suíço, por ter xingado os jogadores da seleção da Coréia do Sul. E ainda ontem, também uma judoca brasileira após ter sido eliminada, xingou todo mundo no Twitter. Esses casos estão mostrando algo que parece relativamente novo na mídia social: a propagação do discurso da violência de forma pública. A mídia social, de uma certa forma, tem aparecido como elemento catársico, onde é possível "revidar", jogar as frustrações novamente ao público.

Qual é o problema? A grande questão é que essas práticas estão sendo "publicadas", "registradas" na Rede. É um espaço público, onde mesmo as menores reverberações de uma publicação são potencialmente grandes, porque as pessoas estão muito conectadas. Embora xingar seja um comportamento humano comum, xingar publicamente é outra história. O desafio é fazer com que as pessoas compreendam o que significa "publicar na rede", estar público. A tela do computador dá a falsa impressão de que estamos sozinhos, não vemos o Outro, não vemos o efeito das ações violentas. Entretanto, esses efeitos existem. E são multiplicados e amplificados pela mídia social. O grande desafio hoje, assim, é perceber que é preciso sim educar as pessoas para estar em rede. Mostrar o que significa publicar, mesmo uma foto pessoal. Essas informações, uma vez aqui, tornam-se mais e mais permanentes. Os efeitos são muito maiores.

Embora as Olimpíadas sejam um caso específico, os atletas refletem comportamentos comuns entre todas as pessoas, preconceitos que existem sim ainda hoje, frustrações e agressividades que também estão lá. É preciso também discutir isso. Mas o mais grave, nesse caso, é que as declarações "privadas" que são publicadas na rede social não apenas são declaração dos atletas, mas também dos comitês, das delegações e dos próprios países que esses atletas representam. Imputam assim um discurso a todo um grupo a quem aquele ator representa. É por isso que esses comportamentos agressivos são ainda mais graves vindos desses atores em seu "lugar de fala". É  um lugar de alguém que está numa posição relevante e importante (e que dá exemplo para toda a sociedade). Essas Olimpíadas, assim, parecem estar mostrando que é preciso educação para a mídia social em todos os níveis da sociedade, mesmo naqueles dos representantes mais altos.