Dados Primeiro Dia de Julgamento do Mensalão - Twitter


Coletamos ontem alguns dados do Twitter a respeito do julgamento do mensalão pelo STF. A rede tem 588 vértices (nós) e 4198 vertices (tweets). A coleta de dados foi feita a partir da palavra "STF". (Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior). Usei o NodeXL para coleta e plotagem dos dados da rede.

Quem mais influenciou reportando o julgamento do STF?

No grafo abaixo, vemos quais nós mais influenciaram os seguidores falando do primeiro dia do julgamento do STF. Esses nós foram aqueles cujos seguidores mais comentaram, retuitaram ou mencionaram o julgamento a partir de seus tweets.

stf0308-1.jpgNós: @jeanwyllys_real @stanleyburburin @MonicaWaldvogel @Estadao @TerraNoticiasBR @BlogdoNoblat @canalglobonews @ultimosegundo

Quais palavras foram mais usadas nos tweets sobre o julgamento?
palavras.jpgCurioso observar várias tags e expressões repetidas como "confionoSTF" e "brasilconfianostf" e "mensalaodopt". Essas associações dizem bastante sobre o que as pessoas estão relacionando com o que, bem como com as expectativas de quem tuitou sobre o fato. Vemos uma cobrança grande pelo julgamento. 

Quem foram os usuários mais citados?


@stanleyburburin
@jornaloglobo
@canalglobonews
@vvroomm
@filipemalafaia
@cristilobo
@cursodamasio
@fvanzo
@len_brasil
@andremca

Aqui estamos contando apenas aqueles que receberam retweets manuais (sem o uso do botão) ou que receberam menções dos demais usuários.

Quais foram as 10 hashtags mais usadas?

#globomente
#globonews
#mensalao
#mensalão
#oglobofacts
#confionostf
#midiavenal
#canalhas
#brasil
#mensalulla
 
Queria pedir a quem reproduzir os dados, que por favor dê o crédito. Tenho visto vários dos meus grafos sendo utilizados para ilustrar matérias e textos sem que seja citada a fonte. :)