Eleições Pelotas - Debate na TVCom


Ontem tivemos o primeiro debate das eleições de Pelotas, que foi realizado na TVCom. Acompanhei via Twitter e Facebook e de um modo geral, achei muito pequena a participação do eleitorado. Sempre tenho expectativas de maior participação, mas acho que a campanha ainda está fria (pra não dizer gelada), com muito pouca mobilização de militâncias e eleitores.

Coletei tweets que continham as seguintes palavras-chaves: #DebateTVCom (aparentemente a hashtag mais usada), debate+candidato+pelotas, debate+pelotas. Foram 307 tweets (que é uma quantidade bem pequena, se considerarmos o porte de Pelotas), a maioria realizada por alguns poucos "comentadores" mais mobilizados.

Gráfico 1 - Palavras-chaves soltas (debate, pelotas, candidato)

debate1grafico2.png

No gráfico, usuários com maior indegree no grafo, ou seja, aqueles cuja rede mais participou do debate. Estou considerando aqui como os mais influentes (que foram mais capazes de "gerar conversação" em torno do debate na sua rede, mas não necessariamente sendo citados): @diariopopular, @DanielTrzediak, @jeffynhofreitas, @nauropelotas, @leandrolopes, @CARREIRA_PP, @fernandomarroni e @vbconrad. (Clique para ver em tamanho maior)

Usuários que mais foram citados em geral em ordem:
@nauropelotas
@bertinetti_
@fernandomarroni
@marroni13
@tvcomrs
@luciouberdan

Palavras mais usadas:
Debate (12), Pelotas (10), RT (10), candidato (8), prefeito (8). O único candidato que chega a aparecer é o Fernando Marroni (PT) (4).

Observações:
É importante observar que os mais citados são inicialmente, usuários provenientes de veículos midiáticos que estavam comentando o debate de um ponto de vista mais jornalístico. A seguir, vem o candidato Fernando Marroni, por uma atuação de vários apoiadores de campanha, que realmente mencionam, citam e aplaudem o mesmo nas suas participações. Há citação de outros candidatos (Catarina do PSB , Eduardo Leite do PSDB, Chiarelli do DEM e Jurandir do PSOL), mas muito pouco saliente e nem sempre em termos de apoio.

Gráfico 2 - Palavra-chave "#DebateTVCom"

graficodebateeleicoes2.png

No gráfico, usuários com maior indegree no grafo, ou seja, aqueles cuja rede mais participou do debate. Estou considerando aqui como os mais influentes (que foram mais capazes de "gerar conversação" em torno do debate na sua rede, mas não necessariamente sendo citados): @luciouberdan, @mgayardi, @MarcioFacin e @CintiaBarenho. Importante notar que esse gráfico tem uma participação MUITO MENOR que a do gráfico anterior, indicando que a maior parte dos comentadores do debate não usou a hashtag. Apenas para que se tenha um exemplo, enquanto no primeiro grafo os maiores indegress circulam em torno de 40 conexões, aqui circulam em 8.

Usuários mais citados em geral em ordem:
@luciouberdan
@Marroni13
@mgayardi
@CintiaBarenho

Palavras mais usadas:
debatetvcom (11), RT (10),  candidato(8), pelotas( 5), marroni13 (3), fernandomarroni (3), matteo (3), catarina (3).

Observações:
Note-se aqui, novamente, a atuação da militância e apoiadores do candidato Fernando Marroni (PT). Os demais candidatos são menos citados e alguns sequer aparecem nominalmente (como o candidato Jurandir e o candidato Eduardo Leite). Note-se também que, como mencionei no início, esses dados refletem a participação das pessoas no Twitter. Logo, a presença de militâncias e apoiadores que ativamente falam no candidato gera uma diferença nos elementos coletados, o que não significa, necessariamente, que há impacto nos demais atores (ou seja, esses gráfico refletem apenas o que foi dito e não se constituem em pesquisa eleitoral).

Para saber mais sobre como os candidatos a prefeitura de Pelotas estão aparecendo nos sites de rede social, confira o Monitor das Eleições, projeto conjunto com professores e alunos da UCPel e  UFPel.