Engajamento - Observando fanpages com ARS


No outro post eu falei um pouco sobre as diferenças de algumas métricas. Hoje vou falar rapidamente sobre engajamento e análise de redes sociais. Fiz alguns mapas de uma fanpage de uma marca no Facebook ano passado. Ele tinha uma fanpage e passou a investir em mídia, tentando ganhar mais engajamento. O mapa abaixo é um recorte de postagens e os comentaristas/curtidores delas. Foram coletados os posts+ comentários e curtidas realizados num determinado período do mês (nos dados abaixo vou mostrar um recorte de mais ou menos 5 posts), usando um crawler e mapeando via NodeXL. Vou comentar aqui de uma forma simplificada o que podemos entender desses mapas. (Clique nos mapas para ver maior.)

clientegrupossemmidia1.pngNa primeira imagem (acima), temos o primeiro momento: interações orgânicas, sem mídia. Foram mapeados os posts de dias específicos e os fãs que comentaram/curtiram. Cada cor representa os usuários que comentaram/curtiram um determinado post. No mapa, as intersecções entre os grupos coloridos (as conexões que vão de uma cor a outra) representam aqueles usuários que comentaram em mais de um post. Há um grupo bem menos de usuários interagindo (cerca de 2000 atores - perfis- únicos) e a  média de interações dos mesmos usuários em vários posts é de 1.2. Entre os principais interagentes, há pelo menos 9 atores (entre os 10) com mais de 4 interações. Esses são usuários que retornam, ou seja, que estão voltando a página para curtir, comentar ou opinar sobre alguma coisa que foi publicada. A conta da marca interagiu 20 vezes nos posts com os usuarios.

clientegruposcommidia.png
Nesse segundo momento, já com mídia, vemos um aumento no número de nós (perfis únicos, chegam a quase 9 mil na rede). Entretanto a média do número de interações dos usuários não aumenta, ao contrário, diminui (1.02). Ao mesmo tempo, os usuários com mais interações no período reduz para 3 e 4. Da mesma forma a marca quase não interagiu com os usuários (menos de 3 interações da marca), possivelmente devido ao aumento significativo no volume de interações. Há mais gente comentando/curtindo, mas não há mais gente retornando para a conversa. Isso indicaria que não houve um aumento no engajamento, um aumento nas conversações e na presença dos usuários na página, mas apenas um aumento de visibilidade, propiciado pelo aumento do número de fãs.  Vejam no grafo que não há um maior número visível de conexões entre os grupos coloridos.

Há outras métricas para discutir este engajamento, mas aqui podemos ver um pouquinho do que o uso de ARS pode ajudar a compreender sobre uma fanpage e sobre o engajamento dos usuários nela. (Todos os mapas aqui foram construídos utilizando o NodeXL.)