#TrendingTopics: Second Screen e Outras Coisas Mais


Durante todo o ano passado e este ano, eu e o Ricardo Araújo (UFPel) estivemos envolvidos em uma pesquisa sobre os mecanismos de capital social que geram as ações no Twitter e culminam na criação de trending topics. Já escrevi um pouco sobre isso neste outro post. Alguns dos resultados deste trabalho também já foram publicados em pesquisas que estão na parte de artigos aqui do blog.Pois bem, com essa onde de mídia sobre o fenômeno do second screen, os papos sobre convergência e transmídia, revisitei alguns desses dados e começamos a coletar outros pensando no que vira, realmente, TT no Brasil. Durante o segundo semestre de 2012, coletamos uma amostra na casa dos 10 mil tópicos brasileiros, de forma aleatória, em todos os momentos do dia, usando crawlers, durante os meses de setembro-dezembro. Desses, selecionei uma pequena amostra de cerca de 700 topicos que foram classificados manualmente quanto ao seu conteúdo e sua função. O resultado é a tabela abaixo:

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 (Clique no gráfico para ver maior)


O gráfico mostra quais foram os principais temas dos tópicos da amostra do 2o semestre de 2012. Alguns detalhes: A categoria "televisão" abarcou apenas os tópicos que se referiam diretamente a um programa de TV (por exemplo, "A Grande Família" ou "Modern Family"). Essa categoria refere-se diretamente ao que os usuários estão discutindo sobre um determinado programa de televisão ou filme.

A categria "celebridade" está inflacionada por conta das ações dos fandoms (cuja ação nos TTs brasileiros já discuti com a Adriana Amaral e a Camila Monteiro neste artigo), mas abrange todos os tópicos que se referiam a alguma celebridade. Entretanto, muitos destes tópicos são sobre celebridades que estão dando uma entrevista ou aparecendo na televisão naquele momento (por exemplo "Restart na Ana Maria Braga" ou sobre personagens e atores do Rebelde). Há, assim, uma fortíssima intersecção entre a categoria e os programas de televisão. Além disso, essa categoria também compreende ações entre fãs e antifãs (guerra por tópicos, pedidos para a celebridade, mensagens e etc.). Finalmente, essa categoria também se refere a celebridades que não estão apenas aparecendo na televisão, mas também, surpresa, surpresa... no rádio! Sim, encontramos MUITAS referências a programas de rádio transmitidos via Internet e mesmo a programas que imaginamos que são locais. Muitos dos tópicos que dizem respeito a músicas, por exemplo, também referenciavam algo que as pessoas estavam escutando (especialmente tópicos da madrugada). Mesmo na categoria celebridades, muitos músicos e bandas também eram citados nessa base.

Finalmente, a categoria "meme" também apareceu forte. Classificamos como meme (há uma imprecisão conceitual aqui, cuidado, pois todo o TT poderia ser - discutivelmente - um meme, mas optamos por essa classificação porque se refere a um tipo mais popular/conhecido de meme) todo o tópico cuja finalidade não era o tópico em si, mas o jogo, a brincadeira que se gerava ao redor dele. Assim, tópicos como #Tuite2mentiras ou #5pessoaslindas entram nessa categoria. A popularidade desse tipo de tópico atesta, como já tenho argumentado há algum tempo, a crescente popularidade do Twitter entre os adolescentes brasileiros.

A categoria "news", por sua vez, reuniu apenas os tópicos que se referiam a elementos factuais (por exemplo, citando notícias ou fatos que corriam na mídia, tais como "STF",  "Joaquim Barbosa" e etc.).

tts3004.jpgA categoria "esportes" também tem uma relação forte com a TV e o Rádio. A maior parte dos tópicos nessa categoria se referia a jogos de futebol ou lutas que estavam acontecendo e sendo transmitidas pela televisão ou mesmo pelo rádio. Inclusive, há tópicos narrando os jogos de futebol, como São Paulo 0 x 0 Cruzeiro, que logo a seguir passa a ser São Paulo 1 x 0 Cruzeiro, de acordo com o andamento do jogo.

A categoria "outros" foram os tópicos que não conseguimos classificar ou que tinham categorias muito particulares e de pouca presença.

O que esses dados parecem insinuar?

  • Há uma relação de convergência entre o Twitter e a televisão no sentido de que as pessoas estão usando a ferramenta para comentar a respeito dos programas de televisão. Entretanto, é importante ressaltar que devido à natureza e ao conteúdo dos tweets, há uma forte desconfiança de que muito deste conteúdo (embora, obviamente, não todo) refere-se a uma participação particular de fandoms e adolescentes, mais do que a um fenômeno cultural nacional.
  • A mesma relação é observada entre o Twitter e algumas rádios online que são bastante populares. Novamente, a participação parece ser forte especialmente dos adolescentes.
  • É na área do esporte que a convergência parece aparecer de forma mais uniforme entre os vários grupos diferentes presentes no Twitter. Esses tópicos parecem atravessar um grupo maior de usuários.
  • É, entretanto, na categoria "celebridade" que todo o fenômeno tem suas origens. Ao que parece, a ida das celebridades ao Twitter e seu uso para manter uma relação próxima com os fãs gerou toda uma movimentação e articulação para criar e popularizar tópicos que atendem aos pedidos dos artistas. Há artigos que mencionam esse fato como esse aqui da Alice Marwick e da danah boyd. Esse fato também parece ter criado uma avalanche de tópicos que diz respeito, unica e exclusivamente, às celebridades, em detrimento das outras categorias de tópicos (como notícias).

Embora o fenômeno do second screen não seja novo (todas as tecnologias de comunicação mediada pelo computador aqui no Brasil têm aspectos de discussão de outros meios, especialmente a TV, desde seu início. Só para citar exemplos, refiro os canais do IRC utilizados lá no meio da década de 90 para discutir exclusivamente séries televisivas), esses dados reforçam a sua popularização e presença, especialmente quanto a camadas mais jovens da população. Entretanto, é importante que se observe com reservas sua abrangência, pois o Twitter está longe de ser um micro-universo representativo de todas as classes e idades da população brasileira.

Em breve posto a atualização dos dados para o primeiro semestre de 2013 aqui e daí podemos comparar o que mudou nesses meses. :))