Fenadoce - Grafos e análise de Tweets


logofenadoce.jpgBrincando de analisar mais algumas conversações, coletei tweets que se referenciavam a um evento que vai acontecer, desta vez a Fenadoce (a Feira Nacional do Doce) que acontece aqui na minha cidade. Como o evento começa na próxima semana, achei que era interessante tentar observar um pouco da expectativa e das percepções em cima dos tweets. Como sempre, usei o NodeXL para coletar e plotar os grafos. 

A primeira imagem é a dos grupos que conversaram nos tweets coletados, a respeito do evento. Estão agrupados por cluster. O cluster azul está principalmente composto pelos veículos "oficiais" de divulgação e imprensa. Os tweets estão mais focados na divulgação do evento e em notícias do mesmo. O cluster vermelho, por outro lado, são pessoas dizendo que querem ir para a feira. O grupo laranja também anuncia que vai, mas está discutindo as atrações. Os grupo rosa e verde também citam atrações, mas combina entre si de ir. Os demais tweets vão citando o evento de alguma forma, mas sem criar/compartilhar conversações. (Clique na imagem para ver maior.)

fenadocegrupos.png
A seguir, o grafo só com as conversações (RTs e menções). Novamente, com os mesmos grupos aparecendo. Curiosamente, há uma imensa quantidade de usuários muito jovens falando da feira, conjuntamente com veículos e canais oficiais. (Clique na imagem para ver maior.)

fenadocegruposconversas.png
Quem são os usuários mais mencionados no grafo? Primeiro, é claro, @fenadoce. Depois @pelotas_rs_. Depois, com um número menor de menções, @giovananolasco, @vivih_oliveira_, @hellenavila, @laurarecart. 

E quais são aqueles que mais influenciaram suas redes a conversar/repassar informações sobre a Fenadoce? @DiarioPopularRS (37) e @fenadoce (25).  

E sobre o que as pessoas estão falando quando citam a Fenadoce? A tag cloud a seguir mostra as 100 palavras que mais apareceram nos tweets. (Clique para ver maior.)
words.jpg