Dilma e o Twitter: Repercussão do pronunciamento de hoje


Hoje a presidenta Dilma fez um pronunciamento junto aos governadores dos estados do País e prefeitos das capitais. Nesse pronunciamento, destinado a acalmar os protestos que ocorrem no País, propôs cinco pactos (saúde, responsabilidade fiscal, reforma política, transporte público e educação). Peguei uma amostra de pouco mais de 11 mil tweets que continham a palavra "Dilma" logo após o pronunciamento, usando o Textometrica para tentar perceber um pouco como os usuários viram essa transmissão. O resultado é o grafo abaixo. Ali estão as conexões que mais apareceram entre as palavras mais usadas nos tweets (co-ocorrências). A idéia é dar uma perspectiva das associações de palavras em torno da rede e dos sentidos que podem ser percebidos nisso. (Como sempre, clique na imagem para ver maior.)

dilma2406fundo.png
Algumas coisas interessantes:
  • Veículos midiáticos aparecendo nas "bordas" da rede;
  • "Transporte" e "público" aparecem desconectados do resto da rede, talvez das propostas, ironicamente, a que menos apareceu citada junto às demais palavras.
  • O maior clusters está entre as palavras veiculadas a "reforma" , "pública", "dilma", "constituinte" e "plebiscito", talvez das propostas, aquela que mais impactou o público no Twitter.
  • Educação e saúde na outra ponta do grafo, ambas associadas entre si, mas distantes das demais propostas.
  • "Crime", "hediondo", "corrupção" aparecem em outro cluster, também separados, talvez por terem repercutido mais sozinhos.