Os Discursos das Hashtags


Por culpa do Marco Toledo Bastos, estive explorando outras visualizações e o Textometrica em específico para poder analisar alguns dos discursos que estão aparecendo nas hashtags das redes. Foram três escolhidas: #vemprarua, #changebrazil e #passelivre. 

#Vemprarua (dataset de cerca de 40 mil tweets, do dia 17/06 até o dia 20/06) (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)
rededepalavrasdovemprarua.jpg
O primeiro grafo refere-se às palavras que mais aparecem conectadas entre si, no dataset do #vemprarua.  Observações interessantes:
# Os termos que mais apareceram são, é claro, referentes às palavras de ordem. De um lado, "povo", do outro "Brasil" e no meio "rua" conectando os dois. É interessante observar que cada um dos três conecta-se também à elementos próprios e independentes.
# Reparem as demandas aparecendo timidamente, apenas na parte superior do grafo e conectadas a "mudar" e a "povo". Observem o número de sua frequência (discreto) junto aos demais termos. "Educação" tb aparece, conectada a "povo", bem ao centro do grafo.
# Reparem o termo "foto" aparecendo lá em cima, conectado a "manifestações" e "acordabrasil". 
# Outra coisa bem interessante são os termos conectados à "protesto" a esquerda do grafo: "lindo", "gigante", "paulista" e "globo".
# Observem que as conexões entre os termos "cartaz", "povo" e "youtube" também aparecem.

Acho bem interessante pensarmos nas conexões entre as palavras e seus efeitos para os discursos que permeiam o protesto. Eu, por exemplo, esperaria uma presença maior da agenda de demandas. 

#ChangeBrazil (Dataset de 15 mil tweets coletados entre os dias 19 e 20/06). (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)
changebrazil.jpg
Interessante observar como essa hashtag é muito mais fragmentada. Vejam que há uma série de elementos unidos na rede do centro e logo depois, vários "pedaços" interconectados. É provavelmente uma hashtag menos homogênea em seu uso do que a anterior. Talvez por conta de seu uso ter sido mais internacional do que a anterior. Observem:
# Youtube como um dos grandes nós. A ele conectam-se palavras de ordem "revolution", "cents" e etc. 
# Foto também em destaque, no meio.
# A rede do "protesto lindo" surge desconectada desses outros discursos, mais acima, conectada a "pessoas", "país", "causas" e "ruas".
# Uma outra rede mais isolada, a direita, marcando dilma, copa, manifestação e Brazil. 
# Ausência de demandas (excetuando talvez a rede que tem "copa" ali no meio).

#PasseLivre - O menor dataset. Cerca de 8 mil tweets entre o dia 13 e o dia 20/06. 

passelivre.jpg
Curiosamente, neste dataset, mesmo com a desconexão entre as redes, aparece claramente a agenda das demandas do movimento ao centro. "Passelivre", "tarifa", "onibus" e etc. todos fazem parte do mesmo cluster de sentido. No outro cluster mais abaixo, a agenda das manifestações. Ainda em outro, a policia, a globo e a dilma. Acima, também desconectado, outro cluster de sentido, aquele das palavras de ordem que não estão conectadas ao sentido do MPL, mas que também apropriam-se da hashtag.