O Caso Evo Morales: A mídia tradicional e a reverberação das notícias


Já falei em alguns artigos que acredito que a midia tradicional esteja ganhando novas funções com as mudanças proporcionadas pela mídia social. Acho que um bom exemplo é o que está acontecendo no caso do Evo Morales e toda a confusão em torno do bloqueio ao avião dele. Coletei hoje pela manha, com o auxílio do NodeXL cerca de 12 mil tweets sobre o assunto. O mapa dos tweets (onde as conexões são as citações, sejam RTs ou menções) vai abaixo. (Grafos plotados com o Gephi)

evomorales.png
Observem os nós com maior indegree, ou seja, maior número de menções e citações no meio, enquanto ao lado há uma pluralidade de nós que apenas comentam o assunto. Quando a gente se pergunta quem são esses nós, aí é que fica interessante. Vejam só (clique na imagem para ver em tamanho maior). 

evomoralesmidia.png
Interessante observar que, dentre os nós mais citados, juntamente com celebridades (evagolinger), estão os veículos da mídia tradicional (actualidadrt , telesurtv e cnnee) continuam com um papel central na legitimação desse tipo de informação. Atenção também para o crescimento do Wikileaks como uma conta com credibilidade no Twitter, tornando-se mais central no festival de informações. Estou mapeando outros comentarios aos fatos que andam acontecendo que mostram elementos similares, com veículos bem centrais junto com veículos que não são tradicionais. São fluxos diferentes de narrativas conquistando espaço.