Reverberações da notícia do Joaquim Barbosa


Coletei alguns tweets hoje de manhã sobre o caso do Joaquim Barbosa e o uso dos jatos da FAB. Reproduzo os grafos abaixo. São pouco mais de 5 mil tweets. 

O primeiro grafo mostra as relações entre os usuários mais citados (K>12). Indegree maior, maior o nó. Ou seja, quem foi mais citado provavelmente teve uma maior influência no tipo de informação que circulou. Interessante observar que os nós dos veículos midiáticos não são os mais citados, embora sejam bem citados) . (Clique para ver a imagem em tamanho maior.)

barbosa.png
O segundo grafo é de quem mais tuitou sobre o assunto. Observe-se como mudam rapidamente os centros do grafo. (De novo K>12). Há uma maior uniformidade na rede, embora tenhamos usuários que tuitam muito a respeito do caso.
barbosaout.png
E finalmente, um grafo das associações entre as palavras mais presentes nos tweets. Quanto maior o nó, mais presente o termo. O centro do grafo, com "Joaquim Barbosa" (duas palavras) foram conectadas por mim no dataset. As cores indicam os grupos e as conexões, as co-ocorrências mais comuns.

Grafos feitos c/ um combo NodeXL, Gephi e Textometrica. :)

redebarbosa.png