Momento Fã: Reações ao novo Doctor Who


Estou devendo o último post da série "howto" de ARS. Mas enquanto não tenho tempo para terminá-lo, tive que fazer alguns mapinhas do momento "fandom". Ontem, ao vivo, a BBC1 anunciou quem será o substituto do Matt Smith (11o doctor) na série de sci-fi Doctor Who. O escolhido é o veterano e conceituadíssimo ator Peter Capaldi. Capaldi, vencedor de 4 Baftas e com 55 anos tem um perfil bem diferente do Smith, que na época do casting estava na faixa dos 20 era bem mais jovem, "weirdo" e desconhecido. Obviamente, tal qual na época do anúncio do nome do Smith (o mais jovem ator a fazer um doctor), as opiniões na internet se dividiram. Mas... será mesmo?

Fiz um rápido mapa, cerca de 30 minutos após o anúncio do nome do Capaldi, das conversações no Twitter em torno do nome dele. Coletei cerca de 7 mil tweets (6894) e o mapa a seguir reflete os nós mais mencionados e retuitados (em imagens) e as menções positivas (em cinza) e negativas (reclamando da idade do ator) em vermelho. (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)

newcapaldi.png
Os nós com imagem são aqueles com maior autoridade ou indegree (mais RTs e menções). Os grupos estão separados por clusters. Os quadradinhos menores são nós que não se ligam a nenhum ou se ligam a poucos outros.  :D Mapa e dados via NodeXL. :)

Observe-se que, ao menos nesta coleta (em coletas subsequentes observei coisa parecida) a expressiva maioria dos tweets sobre a escolha do Capaldi é positiva. :)