Dia da Consciência Negra - Reflexos Discursivos


Hoje pela manhã recolhi alguns datasets do Twitter crawleando pela frase  "dia da consciência negra", "#diadaconsciêncianegra", "consciencia negra" e "#consciencianegra". Foram quase 4 mil tweets publicados desde o início da manhã até o início da tarde. Com esses tweets em mãos, fiz uma análise textual com o Textometrica focando nas palavras que apareciam mais associadas umas às outras (retirando-se, é claro, uma lista de stopwords como artigos, preposições e pronomes, por exemplo). Com esses dados, plotei um grafo no Gephi que indicasse as interconexões. O resultado é um pequeno mapa das palavras que apareceram com maior freqüência juntas nos tweets. (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)

screenshot_171227.png
Esse primeiro grupo mostra as palavras mais associadas entre si. (Os termos estranhos são o acento e a cedilha, que eu esqueci de mudar antes de plotar).As cores variam levemente, sendo as mais escuras entre os termos mais próximos e as mais claras, entre os mais afastados. As palavras mais ao centro do grafo são aquelas que mais apareceram quando procurados os termos. Achei bastante significativo que a mais central é "feriado", embora "igualdade" e "preconceito" também apareçam. Também é significativo que "branco" esteja mais central, enquanto "negro" fiquei mais periférico.

Analisemos mais de perto as conexões. A seguir, aparecem em destaque apenas alguns termos:

preconceito.png
Este segundo grafo mostra as relações mais associadas ao termo "preconceito". Quanto mais forte a cor, mais vezes as palavras apareceram juntas. Vejam que preconceito aparece mais associado a palavra "branco" do que "negro", por exemplo. Também aparece associado a "racismo", "nacional", "igualdade", "brasil", "feliz" e "zumbi", além de "cor". 
respeito.png
Este outro grafo mostra as associações com a palavra "respeito". Notem, novamente, que a palavra "branco" aparece com uma conexão mais forte que a palavra "negro". Também é relevante notar a presença das palavras "albina" e "amarela", além de "cor". Palavras mais fortemente associadas são "raça" e "albina" (mais vermelhas).
branco-1.png
Este outro grafo mostra as associações mais fortes com a palavra "branco". Novamente, quanto mais vermelha e quanto mais grossa a conexão, mais próximas estao as palavras. Observem "feliz" e "cor" mais fortemente associadas, seguindas por "preconceito, "cor", "brasil", "feliz". 
negro.png
Agora, as conexões com a palavra "negro". As mais fortes são "novembro", "dia" e "consciência". 

Achei que os mapas fornecem subsídios bastante interessantes para pensar os discursos que reverberam na sociedade brasileira e indicar associações que existem e que não existem (sim, porque a ausência de conexões também é significativa). Além disso, minha idéia também é pensar em novos métodos que misturem análise de redes sociais e análises discursivas. :)