Análise de Conteúdo: o Discurso da Dilma no Twitter


Fazendo mais alguns experimentos com Análise de Conteúdo Relacional, publico alguns resultados focando o discurso da presidenta Dilma no Twitter. Como todos sabem, Dilma retornou às redes sociais em setembro, após um hiato de quase quatro anos. A pergunta que guia a análise a seguir é quais são os termos que indicariam, em suas relações, elementos do discurso da presidenta desde então? 

A análise a seguir traz os principais termos e suas co-ocorrências (ocorrências conjuntas) nos tweets de Dilma. O grafo apresenta essas relações de forma espacial, onde cores iguais indicam "vizinhança" (termos que tendem a aparecer próximos), o tamanho dos nós representa a frequência da palavra no corpus de análise e a grosssura da linha que liga cada termo, sua força (número da co-ocorrência). Importante salientar que eu aumentei um pouco o grafo para que alguns termos ficassem mais visíveis e isso tornou as relações um pouco mais finas (mas para que se tenha uma idéia, a média de co-ocorrências é de 10 tweets, com um corpus de 862 tweets e retweets no período de 08/10/2013 a 14/01/2014). 

discursodilma3.png
(Clique na imagem para ver em tamanho maior.)

Esse primeiro grafo mostra as relações gerais entre os conceitos mais usados pela presidenta. Embora "Brasil, "governo" e "povo" sejam esperados, chamo a atenção para as relações entre eles. "Educação" aparece como tema central, assim como "investimentos" (curiosamente pouco conectado a "milhões").  "Dilma" também é um termo bastante frequente, indicando que claramente a presidenta conecta o discurso a si mesma, pessoalizando "governo". Observem que "Lula" (um nó azul, quase invisível, abaixo, na direita) também aparece, mas não conectado a "Dilma" (apenas a governo e investimentos). Acho interessante que a relação entre "Brasil", "futuro" e "Dilma" apareça com força, bem como o termo "vida" ali no meio. As hashtags mais usadas também indicam algumas temáticas interessantes. Também achei intrigante notar que "milhões", "médicos" e "#maismédicos" aparecem próximos e interconectados em verde. Outra coisa interessante é a distância entre o "#enem" (em cima, em verde) e a "educação" no centro, em azul. "Internet" aparece também, pequena, em azul, lá em cima e conectada apenas a "povo" e "Brasil". 

Claro que essas temáticas também têm a ver com as discussões principais do período de coleta. Mas é interessante notar principalmente a articulação do discurso com a conexão entre "governo", "vida" e "Brasil", bem como o foco em investimentos e educação, com a pessoa da presidenta ("Dilma"), que embora não esteja central no grafo, tem uma frequência alta. Talvez um pequeno indicativo de que já estamos, sim, em campanha eleitoral. 

(Obs.: Por erro meu, alguns termos ficaram cortados. Na esquerda, em amarelo, a hashtag #bolsafamiliaanos está cortada, bem como "violência" - em vermelho, lá em cima-  e "metrô" à direita, bem como #mobilidadeurbana à direita também.)