Campus Party 7 - Dados do segundo dia


Continuando a série de posts que prometi para a AG2 sobre a Campus Party.  (Esqueci de comentar ontem que os dados foram coletados usando apenas a hashtag #cpbr7. ) Ontem fiz várias coletas durante o dia (não uma única o dia todo) e os dados vão a seguir. Rede de 5704 conexões e 2956 nós (contas). O primeiro mapa é dos nós com maior influência, que estou considerando o indegree e os RTs. Vejam que estes são muito parecido com os de ontem (como o grafo ficou maior, usei o Gephi pra visualizar). Os nós estão marcados por tamanho (todos os nós que aparecem nominados no grafo têm mais de 50 menções). (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)

cparty28in.png


É importante notar que  muitos dos nós que aparecem como mais influentes na rede estão artificialmente fazendo isso, na medida em que apresentam promoções onde os usuários precisam tuitar usando a sua @. Também há muito spam na rede, bots e etc. Entretanto, há influências mais orgânicas, como veículos de mídia e a própria conta oficial. 

A seguir, temos os nós mais ativos, ou seja, aqueles que mais participaram das "conversas" citando outros (não maior número de tweets, porque daí apareceriam só bots), ou seja, nós com maior outdegree. De novo, nós mais ativos com mais de 50 tweets com menções. Observem que a rede muda bastante e que aparecem nós que não foram quase citados (possivelmente, alguns bots também).

cparty28out.png
Tagcloud dos termos mais citados (tenham em mente que foram umas 20 coletas durante o dia, mas que algo pode ter sido perdido.) Note-se que a palestra do Bruce Dickinson gerou um buzz significativo. A proeminência dos RTs deve-se, primariamente, às promoções (vejam "compre", "concorra" e outras hashtags promocionais). A tagcloud é referente apenas às 150 palavras mais citadas. (Clique para ver em tamanho maior.) 
cpbr28tatg.png