Campus Party 7 - Dados do Terceiro Dia


Continuando a série sobre a Campus Party com a AG2, sem muitas novidades no terceiro dia. O lance promocional fortíssimo continua, consequencia das diversas atuações das empresas e dos participantes em sorteios e afins no Twitter. Fiz, de novo, 12 coletas, mas tenho conseguido capturar cada vez menos tweets em cada, só quando há bots atuando é que o número sobe. Assim, nessa terceira rede, 2429 nós e 4568 conexões. O número total de tweets chegou a 24 283, mas tirando repetições e bots, fica bem abaixo. Entretanto, na tag cloud isso aparece mais claramente.

OK, grafos com o Gephi de novo. O primeiro é dos maiores influenciadores, ou seja, contas que foram mais mencionadas por outras contas. Observem que continuamos com os mesmos influenciadores dos últimos dois dias, com algumas exceções que passam a aparecer (a maioria, também, empresas e instituições): @submarino, @sebrae, @loja_nerdsutff, @locaweb, @firefoxosbr e outros (clique no mapa para ver maior). Também aparecem alguns usuários e alguns veículos de mídia (no mapa, apenas estão nominadas as conexões maiores ou iguais a 30, ou seja, usuarios que foram citados mais de 30 vezes no dataset). A conta mais influente, sem surpresas, é a oficial do evento, @campuspartybra. Outros influenciadores de ontem e segunda, como @bbseguros, @pacoragageles, @3coracoes, @naosalvo, @jovemnerd e etc. continuam aí.

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Agora os usuários que mais ativamente participaram citando outros. Alguns são os mesmos da rede anterior, o que indicaria gente que realmente está participando mais no Twitter (por exemplo, @equipetenso, @campuspartybra). Fora disso, a grande maioria dos participantes com maior outdegree são usuários comuns, bots e contas de apps. As contas institucionais quase desaparecem, o que indica que realmente a maior parte dos influenciadores da rede anterior está se construindo por meios menos orgânicos do que conversas (promoções, principalmente).  

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A tagcloud oferece mais alguns elementos para entender essas conversações, e mais evidências das hipóteses acima colocadas. Vejam "compre", "sorteio", e hashtags promocionais aparecendo com força, bem como "rt". Curiosamente, além do Bruce Dickinson, que palestrou na terça, poucos termos fazem menção ao conteúdo/palestras específicas que têm rolado no evento. Isso pode acontecer porque as promoções estão falando mais alto e criando ruído que dificulta a identificação desse tipo de conversa ou porque as pessoas não estão comentando tanto no Twitter sobre esses conteúdos. 

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