Final de #AmorAVida e #BeijaFelixENiko


Ontem aconteceu o final da novela da Globo, Amor à Vida. Especulava-se muito a respeito de um beijo entre o casal de personagens Félix e Niko, que seria o primeiro da TV Brasileira. Rapidamente, a especulação tornou-se campanha e o Twitter, um dos principais espaços. O beijo aconteceu, e foi histórico. A minha questão foi entender o que as pessoas estavam falando sobre isso no Twitter e como o beijo influenciou o final da novela. Então vamos aos dados. Coletei a hashtag #BeijaFelixeNiko, com 37686 tweets plotados no gráfico de co-ocorrências. Também coletei #AmorAVida apenas para comparar, mas em escala menor, com pouco mais de 6 mil tweets. Foram várias coletas entre as 21 e as 24h de ontem (+ ou - 30 p/ a primeira hashtag e 6 para a segunda).

A seguir um grafo do Topsy, mostrando o crescimento do uso das hashtags nos dias 30 e 31 e, de forma comparativa, coloco também com relação ao uso da #cpbr7, outro grupo que estou coletando. Esses dois gráficos servem apenas para observarmos o volume comparativo de tweets sobre os eventos e com as hashtags. (Clique nas imagens para ver em tamanho maior.)

tweetstospy.jpg
denovocp.jpg
OK, vimos, portanto, que o volume de tweets gerados foi muito grande e num momento específico. Agora o que podemos observar em termos de conteúdo desses tweets? O que as pessoas estavam dizendo? O grafo a seguir mostra os termos que mais co-ocorreram, ou seja, que mais tenderam a aparecer juntos quando a hashtag #BeijaFelixeNiko apareceu. As co-ocorrências estão mostradas de forma normalizada, senão aparecia só o principal cluster (ao centro). Observe-se que ao centro temos os termos que mais apareceram juntos (claramente delineando um discurso de apoio) e, no entorno, outros clusters que também parecem fazer parte do mesmo discurso que (1) apoiou e torceu pelo beijo, (2) desafiou os críticos e (3) emocionou-se com o final. Curiosamente, não aparecem, nas co-ocorrências significativas, elementos que caracterizem discursos contrários (que é óbvio que existiram, mas o fato de não aparecerem no dataset traz evidências de que foram não homogêneos e pontuais em relação aos tweets de apoio).

beijo.png
OK, mas esse primeiro grafo mostra uma hashtag, digamos, de torcida. O que acontece quando plotamos o grafo dos discursos da segunda hashtag, #AmorAVida, cujo foco foi contextualizar o tweet com a novela? Vejamos a seguir. Observe-se, aqui, uma pluralidade maior de conjuntos que dizem respeito aos núcleos de personagens da novela que mais fizeram sucesso ou foram comentados. Chamo a atenção, entretanto, para o cluster "romance" que traz os personagens Felix e Niko, bem como o cluster azul, que fala do final e elementos contextuais "históricos" e "emocionantes" da novela. Além disso, vejamos ao centro a conta do ator que faz o personagem Felix, bem como outros elementos conectados ao romance dele. Há outras marcas no grafo, clique para ver. Vemos, a partir destas co-ocorrências, novamente a importância dada à cena do beijo na discussão final da novela, e a larga maioria de termos positivos associados. 

amor6.png
Relevante observar que a ausência de críticos à cena não é a revolução. A mudança é a grande quantidade de apoio e torcida pela mesma. Momento histórico de ganho de visibilidade e naturalização do beijo no discurso "majoritário" na sociedade brasileira. #BeijaFelixeNiko :-)