#Compós2014: Quem falou e o que falou no Twitter


Aconteceu nos últimos dias o Encontro da Compós em Belém (PA). Gabriela Zago apresentou nosso trabalho (meu, dela e do Marco Bastos) chamado "Quem retuíta quem? Papéis de ativistas, celebridades e imprensa nos #ProtestosBR" no GT de Cibercultura, mais um artigo resultante do trabalho conjunto nos dados dos protestos de Junho. Eu e o Marco não pudemos ir, mas acompanhamos de perto a discussão. 

Este ano, teve bem pouca participação do pessoal do evento no Twitter, provavelmente porque a Internet não estava muito boa. Ainda assim, coletei alguns dados via hashtag #compos2014 e fiz alguns mapas. São cerca de 200 tweets apenas. 

compos2014.png
(Clique na imagem para ver em tamanho maior.)

O primeiro acima mostra a participação dos poucos nós no Twitter. Está dividido por grupos (clusters) por cortes e por recortes.  Quanto mais central o nó em cada grupo, mais ele citou e foi citado. Aliás, as conexões mostram justamente, as citações. Como há um grupo bem grande de retweets, citação não significa necessariamente que a @ participou do evento, cobrindo ou comentando. Nós com maior indegree (mais foram citados por outros nós): @compos2014, @gabizago, @andrelemos, @herdeirodocaos, @ufpa_oficial, @fatimaregis, @sibonei. Nós com maior outdegree (mais citaram outros nós): @gabizago, @divabelem, @raquelrecuero, @herdeirodocaos, @ronaldohenn. 

GTs mais citados: #gtciber (21 citações) e GTJornalismo (14 citações, mas apenas "jornalismo" tem 15). 

O mapa a seguir mostra as co-ocorrências de termos nos tweets (apenas co-ocorrências maiores que 20). Vejam como os GTs de Jornalismo e Cibercultura dominam o debate, possivelmente porque tinham mais membros tuitando a respeito.

compos2.png
(Clique para ver a imagem em tamanho maior.)

No grafo dá para ter uma idéia dos assuntos que mais rolaram nos GTs e do que mais foi comentado. Cores significam vizinhança, ou seja, palavras que tenderam a aparecer mais juntas (como grupo). Tamanho do nó é a frequência individual de cada palavra. Espessura da conexão indica força (vezes em que o par apareceu mais associado).http://encontro2014.compos.org.br/

Usei: NodeXL, Gephi, Textometrica.