A estreia de Peter Capaldi no #DoctorWho


De sexta a noite até hoje ao meio dia coletei dados (tweets) relacionados à estreia da nova temporada da série inglesa "Doctor Who" e do ator Peter Capaldi no papel de doctor. Eu ainda não vi o episódio (sem spoilers, por favor), mas pelos comentários gerais, fiquei bem entusiasmada. A seguir, o mapa dos discursos a partir da hashtag "#doctorwho" (que por algum motivo, é sempre a favorita dos whovians, deixando "#drwho", a escolha mais óbvia, em segundo lugar), com 68.586 tweets. Já que o Marco Toledo Bastos sempre reclama dos meus grafos de bolinhas, fiz um de tags.  Tamanho das tags indica frequência da palavra (ou conceito), força da conexão por espessura, proximidade por co-ocorrência, bem como conexão. Como sempre, cliquem nas imagens para ver em tamanho maior.

doctorwhopeq.png

Vejam que há muitos termos positivos associados à tag, o que me surpreendeu, dado que quando mapeei a escolha do Capaldi como novo doctor, tínhamos muita polêmica. Ao que parece, os fãs realmente gostaram muito do episódio. Vemos, logo a seguir, uma imagem do cluster marcado por centralidade betweenneess, ou seja, pelas palavras/conceitos que aparecem em mais tweets diferentes entre si (para retirar um pouco a questão dos retweets/spam de um pequeno grupo que podem alterar o resultado). Vejam que continuamos com posições altamente positivas. (Destaque para o "love" escondido embaixo do "doctor who". ) 

doctorwhocluster.png

Também graças a um script do Marco, tenho um mapa dos tweets por localização. É interessante para mostrar onde a série parece "ecoar" mais e onde se falou do novo episódio. Vejam que há um foco grande na Europa e no UK, como esperado, mas também uma grande popularização nos EUA.

doctorwho_tweets_geolocation.png

Fiz algumas buscas específicas por "Capaldi" também, para tentar capturar dados mais focados na atuação dele. A seguir, 49334 tweets com a palavra "Capaldi" e o que eu extraí desses tweets (nos mesmos parâmetros das redes anteriores). Vejam que também os termos são muito elogiosos. 

capaldinovo.png

A seguir, a rede marcada pela mesma medida de centralidade anterior, onde se pode perceber melhor os termos utilizados para qualificar o ator.

capaldiclusterbetwenneess.png
De novo, por geolocalização a seguir, vemos de onde saíram os tweets que comentaram a atuação. De novo, forte presença da Europa, EUA e, na América do Sul, do Brasil. 

Capaldi_tweets_geolocation.png
De posse desse spoiler, fiquei entusiasmadíssima para assistir o novo episódio. Agora vamos ver o que vou achar. :-)