#AecionoJN


Ontem a noite o candidato a presidência da república Aécio Neves deu entrevista ao Jornal Nacional. A hashtag #aecionojn apareceu nos trending topics do Twitter e ficou ali por um bom tempo. Fiz uma coleta rápida, de cerca de 18 mil tweets, dos quais 12304 usuários únicos. O grafo abaixo mostra as interações entre esses usuários. Usei o NodeXL. Os grupos estão separados por clusters (Clauset-Newman-Moore). Isso significa que as contas que mais se citaram entre si tendem a ficar agrupadas no mesmo conjunto, abarcando um pouco melhor as conversações de determinados grupos. 

É interessante que claramente temos dois grandes grupos: O azul, que parece conter uma posição mais favorável ao candidato e sua participação no programa e um vermelho, que parece conter um grupo mais crítico ao mesmo.  Também há dois outros grupos (em verde e azul claro), mas a posição dos tweets é mais difusa nesses dois. (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)

aecionnojn.png
Para tentar entender melhor essas participações no Twitter, fiz tagclouds das palavras mais frequentes em cada um dos principais grupos e no grafo como um todo. A seguir, a tagcloud do grafo como um todo. Vemos aqui as palavras mais frequentes (por tamanho) utilizadas nos tweets. O tamanho das palavras se dá por sua frequência e selecionei apenas as 100 mais frequentes, retirada a hashtag, que obviamente se apresenta em todos os tweets. (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)
tagcloudgrupo1.png

A seguir, a tagcloud das palavras mais frequentes usadas no grupo 1 (o Grupo azul). (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)

aeciogrupo12.png
E finalmente, a tagcloud das palavras mais frequentes no grupo 2 (o vermelho). (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)
tagcloudgrupo2.png
É interessante observar que há frequencias diferentes de palavras diferentes em cada grupo, embora o conjunto e a oposição entre Aécio e Dilma apareça em todos. Também é interessante observar que grupos diferentes parecem participar entre si, mas pouco conjuntamente (o que seria esperado, com exceção de pontos de união em flames - discussões - e citações a um candidato ou outro).