BRASNAM 2014


Semana passada tive a oportunidade de participar da BRASNAM deste ano, que é o Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (Workshop Brasileiro de Análise de Redes Sociais e Mineração). O evento é primariamente promovido pelo pessoal da Computação e acontece junto com o CSBC (Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação). Foi uma experiência muito legal. Primeiro porque o evento tem a ambição de congregar todos os trabalhos sobre análise de redes online e mineração de forma multidisciplinar (ou seja, há pessoas de várias áreas participando) e segundo, porque há um foco muito forte da computação, com o qual eu particularmente me alinho bastante.

Duas áreas de grande destaque nos trabalhos: análise de sentimento (ou seja, extrair sentimento dos dados de Twitter, Facebook e etc.), que parece crescer e que se alinha um pouco com a abordagem discursiva que tenho falado aqui no blog de ARS; e também análise e predição de opinião (adorei os trabalhos focados nas eleições). Formas de mineração, limitações, problemas com interdisciplinariedade, identificação de influenciadores e redes de colaboração também foram temáticas recorrentes. Para quem quiser conferir, os trabalhos estão publicados aqui

Enfim, mesmo com a parca avaliação desse tipo de evento pelas áreas de Humanas, Sociais e Letras, vale a pena ouvir e tentar colaborações com as demais áreas. A seguir, eu e os organizadores, Li Weigang (UnB) e Fabrício Benevenuto (UFMG).
IMG_7432.JPG