#DilmanoJN


Ontem a presidenta Dilma esteve presente no Jornal Nacional, para uma entrevista de 15 minutos, conforme vem sendo feito com os candidatos a presidência da República. Coloquei o Aécio que foi semana passada no último post. Agora o grafo da discussão em torno da hashtag #DilmanoJN. Coletei cerca de 9 mil tweets uma hora após a entrevista. Uma vez retirados tweets repetidos (spam) e afins, ficamos com 6010 tweets e 3016 contas únicas. Como o grafo do Aécio, o de Dilma também é bastante polarizado. Na imagem a seguir, as conexões em vermelho representam grupos apoiadores, cujos conjuntos de palavras mais utilizadas remetem ao apoio à reeleição da presidenta. Em azul, os grupos contrários, seja por manifestações críticas ou a favor de outros candidatos. Em cinza ficaram os grupos "neutros", onde não foi possível determinar um posicionamento claro. (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)

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Na tagcloud a seguir, temos os principais termos utilizados pelo principal grupo de apoio (o maior). Há uma clara militância nesse sentido, com a hashtag #dilma13denovo, que foi largamente utilizada pelos grupos de apoio em conjunto com a hashtag #dilmanojn (que eu excluí da tagcloud justamente porque foi o termo de coleta de dados, então obviamente seria o mais citado). Também é interessante observar os elementos positivos associados nesta tagcloud. (Clique na imagem para ver em tamanho maior.)

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Na tagcloud a seguir, peguei o principal grupo crítico. Vejam que os termos utilizados mudam, e que os candidatos concorrentes são bastante citados. Também há palavras mais críticas, como "foradilma. É importante ressaltar que houve também uma militância contrária à Dilma, que foi marcada pela hashtag #EuVouDeAécio, que subiu nos trending topics meio que junto com a #dilma13denovo. A questão é que o grupo crítico não usou a hashtag #dilmanojn, o que fez com que seus tweets não aparecessem nessa busca. Assim, as palavras usadas pelos grupos críticos são mais difusas e menos direcionadas nestes dados do que as do grupo de apoio, que aparecem mais organizadas.

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A seguir, o grafo total das palavras mais citadas. Vemos um conjunto total mais positivo (porque, como vimos no grafo, há um conjunto maior e mais articulado de militância no sentido de construir conceitos positivos). Os comentários negativos são mais difusos (embora também tenha aparecido militância contrária, conforme vimos), pois se articularam em torno de uma hashtag que não analisei aqui.
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É importante notar a presença das militâncias na mídia social. Elas demarcam uma guerra discursiva agressiva que tem começa a ganhar força online porque tem mais visibilidade. É interessante também que essa guerra apareça com mais força no grafo de hoje, em detrimento daquele do Aécio que fiz semana passada. Faz sentido, uma vez que Dilma está em primeiro lugar nas pesquisas, que exista uma concentração de militância anti-Dilma dos opositores, bem como uma maior militância positiva. A ver no que isso tudo vai resultar.

A coleta e análise dos dados apresentados aqui foi feita com o NodeXL, as tagclouds gerados com o Wordle e as análises com scripts desenvolvidos pelo MIDIARS.