Artigos novos: #ProtestosBR e Debates Presidenciais


Mais dois artigos saindo do forno e que foram publicados nos anais de dois eventos. 

O primeiro, chamado "#ProtestosBR: Análise Comparativa do Discurso  dos Veículos Jornalísticos" focado nos discursos dos veículos jornalísticos sobre os #protestosBR faz uma análise comparativa dessa atuação através de elementos de análise de redes sociais e análise de contingência. O resumo:

Neste trabalho, discutimos as temáticas e o discurso reconstruído por seis veículos jornalísticos no Twitter, sobre os protestos de junho de 2013 no Brasil. Focando os veículos com maior número de retweets (@Estadao, @JornalOGlogo, @UOLNoticias, @Folha_com, @PortalR7 e @cartacapital), através de uma análise de contingência de cerca de 3 mil tweets únicos, discutimos a presença de um viés crítico com relação aos eventos, notadamente focando a tarifa como principal demanda e a violência contra os jornalistas como principal foco. Outros elementos encontrados focam eventos pontuais, a associação das manifestações com conceitos diversos, o foco no Rio e em São Paulo e o uso de hashtags.

O segundo, chamado "Métricas de Centralidade e Conversações em Redes Sociais na Internet: Desvelando Estratégias nos Debates Presidenciais de 2014" é  focado nos debates presidenciais e sua discussão na internet, traz uma análise de dois debates do primeiro turno e das estratégias dos candidatos no Twitter, através, principalmente de análise de redes sociais. O resumo:

O presente trabalho busca explorar os debates presidenciais de 2014 no Twitter, através das métricas de Análise de Redes Sociais. Buscamos analisar e discutir como os candidatos apareceram nas conversações estabelecidas pelos atores utilizando as hashtags oficiais em dois debates presidenciais. Utilizamos, para esta discussão, as métricas de centralidade eigenvector, betweeness e grau. 

Ambos estão tb na sessão de "artigos" nas publicações do blog.