Dubsmash: Retrato de uma Trend


Acompanhando monitoramentos variados, incluindo os protestos e o Game of Thrones, marcamos uma tendência muito interessante dos comentários sobre o Dubsmash, aplicativo de dublagem que ganhou muita atenção na mídia social brasileira nos últimos dias. É um caso bastante interessante de movimento mais orgânico, sem robôs atuando de forma forte e que tem, por isso, uma rede bastante peculiar. Para quem não conhece ainda, o Dubsmash é um aplicativo de dublagem, que permite que você faça um vídeo curtíssimo dublando alguma coisa. A imagem a seguir mostra a frequencia do uso do termo no Twitter via Topsy, nos últimos dias. Vejam que há um pequeno aumento no início de abril, mas que dispara mesmo a partir do 08/04.(Clique nas imagens para ver em tamanho maior.)

topsydubsmash.jpg

Vejam, a seguir o mapa do Twitter (cuidem que as pessoas postam no instagram e repassam no Twitter e Facebook) de mais de 80 mil tweets dos últimos três dias com a palavra-chave "dubsmash". Os dados foram coletados entre o dia 12 e o dia 14 de abril. Vejam que interessante é o fato de que a rede não tem centros e tampouco, audiência. No meio do grafo há poucos nós (ou seja, não há muita centralidade). Isso significa que tem muita gente falando, muita gente postando, mas pouca gente sendo citada pelo post. É uma trend muito ampla e muito orgânica (todo mundo experimenta e comenta, mas onde apenas alguns vídeos estão realmente chamando a atenção). O mapa mostra o tamanho dos nós por indegree (número de conexões recebidas).

dubsmash.png
Observando os principais conceitos envolvidos nesses tweets, notamos também os principais conceitos relacionados ao app. Observem a força do humor com os conceitos relacionados a risada, "legal, "engraçado" e etc. Ao mesmo tempo, entretanto, vemos também o discurso da "vergonha alheia" das pessoas que não curtiram os zilhares de vídeos de dublagem aparecendo na sua timeline. Atenção também para os nós mais citados, o @youtube e a @dilmarousself. É interessante observar, também, as associações fortes entre "Gostei" e "youtube", "aplicativo" "legal""parar" e "hora", "novela" "pior""dublagem" e "mexicana".  

dubsmashconteudo2.png
Esses elementos mostram um pouquinho da força do trend, que aparece subitamente, domina a rede e depois pode ou não desparecer tão rápido quanto chegou. O mais interessante é que em meio a todos os assuntos do final de semana, como o vazamento dos episódios de Game of Thrones e os protestos, o termo "Dubsmash" ganhou de levada nos monitoramentos, com mais de 100 mil tweets no período, contra cerca de 30 mil dos protestos e 60 mil de GOT.