ARS - Campanha de Dia dos Namorados de OBoticário


Polêmica da vez na mídia social é o filme que marca a campanha de Dia dos Namorados de O Boticário. No vídeo, casais hetero e homossexuais se abraçam e se dão presentes. Várias notícias recentes anunciaram que houve denúncia no Conar contra o vídeo e que o mesmo sofreu uma campanha negativa na Internet. Intrigada com isso, fui dar uma olhadinha nos dados do Twitter sobre a marca. Meu objetivo aqui foi observar a rede de conversação em torno de "oboticario" e a rede de assuntos que circundaram a marca nos últimos dias. Os dados mostram 76403 nós (contas no Twitter que citaram a marca) e 122.268 conexões (retweets e menções) entre os atores. É um buzz considerável se observarmos que esses dados dizem respeito ao dia 26/05 até hoje (03/06), ou seja, uma semana.  A minha pergunta foi relativamente simples: Afinal, o que o buzz está trazendo? Há campanha negativa no Twitter?

oboticario.png
(Clique na imagem para ver em tamanho maior.)

Neste primeiro grafo vemos todos os nós da rede. Ao centro, vemos um cluster, que concentra a conversação sobre a marca. Quando olhamos um pouco mais de perto esse cluster, vemos aqueles nós que mais repercutiram seus tweets (indegree>30). O maior indegre do grafo é 11755, ou seja, o nó que mais recebeu citações e conexões chegou neste número. Curiosamente, não se vê muitas pessoas com um alto outdegree, o que caracterizaria uma campanha negativa. O maior outdegree no grafo é 79 (quantidade de conexões feitas por um nó, ou seja tweets que citaram a marca e outro usuário).  Não há grupos de opositores e apoiadores claramente identificados. Há muita conversação e muito buzz em torno do filme, a maioria reproduzindo tweets ou citando outras pessoas.


indegreeoboticario.png
(Clique na imagem para ver em tamanho maior.)

No grafo anterior, vemos o grupo com maior indegree. Isso significa que foram usuários mais citados. Os tweets da maioria dessas @s com maior indegree são bastante positivos ou humorísticos com relação à campanha. De um modo geral, há opositores e críticos, mas não entre a maioria. Quando observamos o grafo do que mais repercutiu, dá para ter uma idéia mais clara do que as pessoas comentaram no período. Quanto maior o nó, maior o grau. Quanto mais forte a conexão (número de vezes em que um nó A e um nó B se citaram), mais grossa ela aparece na figura.
outdegreeoboticario.png
 Entre as contas com maior número de tweets, vemos a da marca (em destaque, em creme). Isso porque a conta é bastante ativa, mas não falou apenas da campanha. Entre os nós ativos, há alguns bots (robôs) que capturam algo que está sendo discutido no canal e passam a tuitar sobre isso o tempo todo.

Mas afinal, o que foi dito sobre a campanha? O grafo a seguir mostra as co-ocorrências normalizadas dos principais conceitos associados às conversações sobre o boticário (dados de pouco mais de 100 mil tweets). O tamanho das palavras indica sua frequência nos dados (ou seja, número de vezes em que a palavra apareceu) e as conexões, as relações entre aquele conceito e outro. Quanto mais forte a conexão, mais grossa ela aparece no grafo. As cores indicam o grupo de palavras que tende a co-ocorrer mais. 

discursosoboticario.png
(Clique para ver a imagem em tamanho maior.)

Ao contrário do que eu esperava (até porque faço esse tipo de análise toda hora), o conceito mais central e mais citado não foi a marca (como geralmente é), mas o conceito "lindo", conectado fortemente ao conceito "amor". Ao centro, vê-se um conjunto de conceitos bastante positivo, que fala também de um "boicote", associado a "empresas" (em uma analise mais proxima, vê-se que são citadas outras empresas que apoiam os direitos LGBT e que o discurso em questão refere-se à discussão sobre o suposto boicote, criticando-o e dizendo que muitas empresas apoiam a causa. Vê-se, do lado direito, em azul escuro e roxo, um grupo de palavras associada à crítica da ação, esses sim, negativos. Em rosa, abaixo, conceitos que estão associados a tweets ironicos sobre a familia tradicional e a compra do produto. Abaixo, tweets também ironicos falando sobre propagandas de cerveja que expõem mulheres peladas que não são objeto da mesma polêmica. Outros discursos também reverberam e podem ser observados na imagem de forma mais detalhada.

Achei interessante que, ao que parece, a campanha recebeu apoio massivo no Twitter e a maioria dos conceitos associados é positivo. Também há grupos críticos, mas não como as matérias que li pareciam apontar em termos de boicote. Outras formas de observar a rede também poderiam ser focadas na grupabilidade e no grau de intermediação, que não fiz aqui, mas que poderiam dar mais detalhes sobre o que acontece. Vale dar uma observada nos próximos dias. Muita gente especifica que a polêmica e a organização está mais estabelecida no Facebook mas, infelizmente, não temos mais como gerar dados de lá desde a ultima mudança de API. Então por enquanto, só Twitter.

****
Pessoal, vi alguns comentários apontando o grafo das palavras como absoluto. Não é. São os dados normalizados, ou seja, os dados são tratados para representar a frequencia e as co-relações no conjunto e em relação uns aos outros. Depois posto aqui o grafo de co-relações absolutas.